MotoGP, 2021, Áustria: 10 factos para o GP da Áustria
O fenómeno Martin juntou-se ao ilustre clube de vencedores a semana passada e vai começar o GP da Áustria de novo da pole
É mais uma tarde de sábado para recordar para o estreante de MotoGP Jorge Martin, pois o espanhol estabeleceu um novo recorde de volta no Red Bull Ring, para colocar a sua Ducati Pramac na pole pelo segundo fim-de-semana consecutivo.
Isto, e mais 10 estatísticas que surgiram após mais um sábado cintilante do Grande Prémio Bitci Motorrad von Österreich.
1. Martin qualificou-se na pole position depois de estabelecer um novo recorde absoluto de volta no Red Bull Ring. É a terceira pole da sua época de rookie, juntamente com Doha, quando subiu ao seu primeiro pódio no MotoGP e no fim-de-semana passado, quando obteve a sua primeira vitória na classe.
2. Martin torna-se apenas o terceiro piloto desde que o atual formato de qualificação foi introduzido em 2013 a qualificar-se na pole position depois de passar pelo Q1, juntamente com Marc Márquez (Tailândia 2018) e Maverick Viñales (Valência 2018).
3. Com a sua terceira pole position no MotoGP, Martin torna-se o primeiro estreante a fazer três poles nas suas primeiras sete corridas de MotoGP desde Jorge Lorenzo, que o fez nas suas três primeiras corridas da classe em 2008.
4. Os pilotos da Ducati ganharam seis das sete corridas de MotoGP no Red Bull Ring desde que a pista austríaca foi introduzida no calendário em 2016, com quatro pilotos: Andrea Dovizioso (3 vitórias), Andrea Iannone (1), Jorge Lorenzo (1) e Jorge Martin (1).
5. Fabio Quartararo (Yamaha Monster Energy) qualificou-se em segundo lugar para a sua 32ª partida na primeira linha, naquela que é a sua 44ª corrida no MotoGP – isto é uma percentagem de quase 72,7%. Nas suas 31 partidas anteriores da primeira fila, terminou no pódio 16 vezes, incluindo seis das suas sete vitórias na categoria rainha até agora.
6. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que terminou em 11º no fim-de-semana passado no GP da Estíria, classificou-se em terceiro lugar na sua quinta partida da primeira linha até agora esta época, a sua primeira em três corridas consecutivas de MotoGP.
7. Johann Zarco (Ducati Pramac) qualificou-se em quarto, para a sua 11ª partida consecutiva das duas filas da frente. O seu objectivo será subir ao pódio pela primeira vez desde que foi segundo na Catalunha, no início desta temporada.
8. Marc Márquez(Honda Repsol) qualificou-se em quinto lugar como melhor Honda, igualando o seu melhor resultado de qualificação desde que voltou de lesão em Portugal, que foi na Alemanha, uma corrida em que venceu.
9. Jack Miller (Ducati Lenovo Team), que terminou no pódio duas vezes no ano passado no Red Bull Ring, qualificou-se em sexto, que é a 10ª vez em 11 corridas até agora este ano, e parte da frente da segunda fila da grelha. Esta é a terceira vez este ano que há quatro pilotos da Ducati nas duas filas da frente, juntamente com Doha e a Estíria.
10. Joan Mir (Suzuki Ecstar) qualificou-se em sétimo lugar como o melhor piloto da Suzuki, para o seu segundo melhor resultado de qualificação da época, após o seu quinto lugar no fim-de-semana passado na Estíria.