MotoGP, 2021, Assen: O regresso de Marc Márquez, segundo Puig

Por a 29 Junho 2021 15:59

O Diretor de Equipa da Honda Repsol elogiou, e foi elogiado, pelo oito-vezes Campeão do Mundo, depois de um TT holandês difícil mas compensador

“O Marc que conhecemos regressou em Assen. Sem o acidente (nos treinos), penso que ele teria estado a lutar pelo pódio” – Puig

A MotoGP é um desporto belo mas brutal. Depois do alto júbilo de regressar ao degrau superior pela primeira vez em 581 dias no Sachsenring, Marc Márquez e a sua Honda Repsol não sorriram na sexta-feira à noite em Assen depois de o número 93 ter sofrido um enorme despiste na Curva 11.

Batido e abalado, Marc Márquez admitiu que foi um “golpe de sorte” sair ileso do acidente, e reconheceu que a Honda tinha problemas com a sua eletrónica. Não saber por que razão ocorre um acidente é um pesadelo para os pilotos. Foi exatamente o caso de Márquez e da Honda na sexta-feira à noite, mas não houve tais problemas, felizmente, durante o resto do fim-de-semana.

No sábado, um acidente na Q1 viu o oito vezes Campeão do Mundo reclamar o seu pior resultado de qualificação MotoGP em 20º.

E depois das provas e tribulações dos últimos 11 meses, teria sido perdoado a Márquez ter ficado discreto no domingo à tarde, antes de uma pausa de Verão de cinco semanas.

Como sabemos, simplesmente não foi esse o caso. Ao ganhar oito lugares na volta de abertura, Márquez em breve estava no calor da batalha dos 10 primeiros lugares. Aleix Espargaró (Aprilia Gresini) e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo) não conseguiram sacudir um Márquez esfomeado, com o trio separado por apenas três décimos na bandeira de xadrez: Bagnaia 6º, Márquez 7º, Aleix Espargaró 8º.

Refletindo sobre o fim-de-semana em Assen, Alberto Puig, Diretor da Honda Repsol, admitiu que ele e a equipa sabiam que o TT holandês ia ser sempre uma história diferente do fim-de-semana do Sachsenring. Mas vimos um Marc Márquez que todos conhecemos no domingo à tarde.

“Sim, Sachsenring é uma pista muito adequada para a Honda e também para Marc Márquez. Marc teve aí a oportunidade e agarrou-a com ambas as mãos”, disse Puig.

“No passado, Assen nunca foi uma pista fácil, e tem sido muito mais dura para todos os pilotos da Honda HRC. Compreendemos claramente que não seria fácil antes de chegarmos. Na sexta-feira, o acidente de Marc tornou o fim-de-semana ainda mais complicado. Sem esse acidente, penso que ele teria estado a lutar pelo pódio, pois não teria perdido a confiança que tinha. A Honda e toda a equipa tentaram reagir e superar este problema, mas não é suficiente. Agora é tempo de descansar e de se preparar bem para a segunda parte da época.”

“Independentemente disso, vimos uma grande recuperação do Marc no início da corrida. Ele começou em 20º e recuperou quase 10 posições numa única volta, esse é o Marc que conhecemos. Mostra o seu esforço e o potencial que ele tem! Estamos realmente desejosos de o ver novamente na Áustria após o intervalo, quando ele tiver recuperado ainda mais”.

Agora, há algum tempo de descanso valioso para a HRC e para todo o paddock antes de voltar à acção no Grande Prémio da Estíria nos dias 6-8 de Agosto.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x