MotoGP, 2021: As novas Aprilia RS-GP da Gresini Racing Team
A fábrica de Noale tirou as capas às suas novas máquinas no Qatar antes do teste de shakedown
Presentes a tirar a capa às novas V4 estavam Aleix Espargaró e Lorenzo Savadori, o par de pilotos encarregados de correr com o novo protótipo.
A moto representa uma evolução natural do projeto de 2020, um novo começo condicionado no ano passado pelo surto da pandemia Covid-19 que dificultou a fase inicial e fundamental de desenvolvimento.
Durante o inverno, engenheiros e técnicos do departamento de corridas tiveram a oportunidade de trabalhar arduamente, com o objetivo de manter os pontos fortes da época passada, ao mesmo tempo que implementavam novas e importantes inovações.
Algumas são bastante evidentes, como a aerodinâmica redesenhada e mais eficiente ou o braço oscilante de carbono. Outros, como é habitual, estão escondidos “debaixo da pele”.
Romano Albesiano – Diretor Técnico da Aprilia:
“Graças ao trabalho feito durante o inverno e aos esforços do departamento de corridas, sabemos que demos um grande passo em frente, por isso agora estamos ansiosos para ver como a moto se mede contra os nossos rivais. O nosso crescimento é claro e isso dá a todos um impulso de confiança. Os nossos engenheiros trouxeram para a pista uma nova evolução de um projeto que ainda tem grande potencial para ser expresso.”
“Fizemos alterações em todos os aspetos, desde as áreas visíveis, como a nova aerodinâmica ou a escora de carbono, até alterações profundas na arquitetura do chassis, motor e eletrónica. O pacote que vamos levar para a pista nesta fase inicial da temporada será então desenvolvido ainda mais com base num programa de trabalho que já foi substancialmente definido.”
Massimo Rivola – CEO da Aprilia Racing:
“Na primeira fase do campeonato, não queremos olhar para os outros, mas apenas para nós, reforçando a nossa tendência que é sem dúvida positiva. O Aleix terá um trabalho extremamente importante, liderando a equipa e não se distraindo com o frenesim dos resultados imediatos. Consistência e trabalho árduo darão a satisfação que ele merece. O Lorenzo terá de crescer e aprender muito, a começar pelos circuitos. Um extraordinário olheiro como o Fausto acreditou muito nele, por isso estou confiante que ele dará tudo para retribuir essa confiança. A equipa é sólida, ambiciosa e realista. Toda a gente sabe que a única maneira de continuar a crescer é manter o rumo, levando a Aprilia ao ponto de lutar pelas posições que contam, mesmo no MotoGP.”