MotoGP, 2021: As lesões, uma luta contra o tempo
Os irmãos Marc e Alex Márquez querem estar presentes na abertura da temporada, a 28 de março, no Qatar, bem como Lorenzo Savadori, mas o trio continua a recuperar de lesões que põem isso em dúvida
No início da temporada no Qatar, Marc Márquez está a trabalhar na sua recuperação física em Montmeló. O oito-vezes campeão tem até ao final do mês, com a época a arrancar a 28 de março no Circuito Internacional de Losail.
Porém, o piloto espanhol da Honda Repsol, que está fora de ação desde a sua tentativa falhada de regresso a 25 de julho de 2020, não é o único piloto lesionado no campo de MotoGP.
O seu irmão Alex Márquez, da Honda LCR Castrol, está estável após fraturar um osso no pé e o estreante da Aprilia Lorenzo Savadori também está a lutar com uma lesão por sarar depois do Teste oficial no Estado do Golfo.
Em todos os dias do teste que fazia na pista, Alex Márquez sofreu uma queda. Se os primeiros acidentes ainda foram relativamente menores, a sua cuspidela na quinta-feira teve consequências.
Uma chicotada na curva 9 causou uma pequena fratura do pé direito e o dia de teste terminou prematuramente após 36 voltas.
No rescaldo, o mais novo dos irmãos Márquez disse na sua ronda de imprensa: “Não acho que o osso partido me cause problemas na moto. E mesmo que não me deixem andar mais, temos uma boa base para o Grande Prémio. Ainda não sei como o médico vai verificar a minha aptidão. Se ele quer que eu salte, eu salto. O osso não deixa de lá estar, conduzi em Le Mans em 2017 e 2018 com um osso partido no mesmo lugar, mas do lado esquerdo.”
Savadori não se tinha lesionado em quedas, mas no início de uma sessão de treino antes do teste privado em Jerez. Até agora, não esteve a 100% devido a uma lesão no ombro e confessou:
“Espero estar em plena posse das minhas faculdades na corrida. Atrás de mim estão dias de teste exaustivos porque tive de lidar com a dor e não melhorou até agora. O problema é que eu também não posso descansar.”
Mas não é só a dor que o restringe, já que, por causa da medicação, também lhe falta a força no braço, confirmou Savadori, que terminou os testes no Qatar na tabela de tempos a 2,5 segundos da volta rápida, como o piloto regular mais lento.
Tanto Alex Márquez como Lorenzo Savadori deverão estar no início da época, e Marc Márquez, que tem estado a treinar em Montmeló, não descarta um regresso à partida.
“Mas não posso prometer, porque há sempre altos e baixos na reabilitação.”
A verdade, no entanto, é que o processo de recuperação também está a progredir com ele.