MotoGP, 2021, Aragón: Fabio Quartararo enfrenta a sua ‘pior pista no calendário’.
O líder do campeonato mundial de MotoGP Fabio Quartararo enfrenta o que é provavelmente a pior pista no calendário para ele este fim-de-semana em Aragón
A Yamaha, entretanto, permanece na frente na luta pelo título. Uma corrida espantosa de Fabio Quartararo (Yamaha Monster Energy) em Silverstone, à medida que os seus rivais mais próximos se iam deparando com problemas, vê-o chegar ao fim-de-semana em vantagem, embora Alcañiz nunca tenha sido o melhor para a Yamaha.
O jovem francês, que elevou a sua vantagem no campeonato mundial a 65 pontos sobre Joan Mir da Suzuki com a sua quinta vitória da época em Silverstone, nunca terminou melhor que quinto na pista espanhola durante as aparições nas classes de Moto3, Moto2 e MotoGP.
Isso pareceu mudar na época passada, quando Quartararo se qualificou na pole position para a prova de abertura de Aragón, apenas para se afundar no 18º lugar da corrida.
No fim-de-semana seguinte, o então piloto da Yamaha Petronas baixou de sexto para oitavo lugar na grelha de partida.
Isso pode mudar quem fica no degrau superior, mas não pode mudar quem lidera a classificação. Quartararo poderia ficar de fora nos dois fins-de-semana seguintes e ainda liderar o Campeonato por um mínimo de 15 pontos, pelo que tem algum espaço para andar de forma inteligente e até arriscar um pouco, ou concentrar-se na limitação de danos, se necessário.
Dito isto, ele próprio apontou o enorme passo em frente dado pela marca de Iwata na Áustria, outra pista que é tradicionalmente mais dura, por isso será que ele pode virar o bico ao prego? O antigo colega de equipa Franco Morbidelli também o fez numa visita à MotorLand no ano passado…
“Aragón é provavelmente a pior pista do calendário, não para as motos da Yamaha mas para mim pessoalmente”, admitiu Quartararo, o primeiro piloto da Yamaha a alcançar cinco vitórias numa única época desde Jorge Lorenzo em 2015. “
“Já lá estive bem antes e até consegui a pole position no ano passado, mas nunca fui realmente consistente.”
“Por isso, isso seria uma grande coisa a corrigir. Quero aprender nesta pista e ser consistente lá também”
“Sabemos que esta é uma pista que não joga com os pontos fortes da nossa moto”, acrescentou o diretor da equipa Massimo Meregalli. “Dito isto, o circuito de Spielberg também não, e o ritmo de Fabio ainda foi suficientemente competitivo para desafiar para um pódio lá.”
“Uma coisa é certa, estamos 100% empenhados em lutar por posições de topo. Sem dúvida que será um trabalho árduo, mas estamos prontos para o desafio”.