MotoGP, 2021, Algarve – TL3: Bagnaia bate Quartararo por 0,001s!
Com um belo dia de sol a iluminar a ‘montanha russa’ de Portimão, Fabio Quartararo manteve-se no topo da tabela durante longo tempo, mas nos últimos dez minutos Pecco Bagnaia iria conseguir bater o tempo do francês por apenas 0,001s! Miguel Oliveira foi décimo quinto e tem muito trabalho pela frente para melhorar a KTM de fábrica.
Seria a Yamaha M1 mais eficiente encostas do circuito dePortimão, conseguindo assim Fabio Quartararo compensar o que perdia em velocidade para a Ducati nas duas longas rectas? O certo é que o francês parece perfeitamente à vontade com a Yamaha nas curvas e declives mais exigentes. Escolhendo o pneu médio dianteiro para os primeiros minutos do TL3, o francês manteve-se à frente na tabela de tempos até aos 10 minutos finais. Mas haveria surpresas!
Já com a temperatura do asfalto a subir no AIA a uns bons 21,4 graus, os tempos começaram então a cair. Com pneus macios na Ducati, Bagnaia mantinha-se na segunda posição, mas a 4 minutos do final da sessão conseguiria finalmente bater o tempo do rival, colocando a Ducati no topo com uma volta de 1’39,202 que ficaria como o melhor registo da sessão.
Quartararo passando a segundo, tudo tentou nas derradeiras voltas para bater o tempo do rival, terminando a 0,001s do rival da Ducati. Não só Pecco fez uma boa sessão, como a box da Ducati fez um excelente trabalho na GP21 – e os sorrisos voltavam à box de Pecco Bagnaia.
Nos derradeiros minutos, Franco Morbidelli que tinha subido a quarto na frente de Jack Miller, viria a concluir a sessão na sexta posição. Muito rápido a dois minutos do final da sessão, Joan Mir iria levar a Suzuki ao terceiro tempo, confirmando as melhorias de sexta-feira. Miller confirmava a quarta posição, Alex Marquez situava a Honda logo a seguir.
Quanto a Miguel Oliveira subia à décima quinta posição em que terminaria o TL3, distante das melhores expectativas mas muito aplaudido no regresso ao pit-lane, apesar de ter ainda muito trabalho a fazer e com sérias dificuldades para uma passagem directa ao Q2 de MotoGP.