MotoGP, 2021: A tecnologia Ducati no Teste do Qatar
Muitas inovações e soluções atualizadas foram testadas em Doha pela Ducati, com mais lançamentos esperados nos próximos dias
Novas soluções tecnológicas estão sempre a ser lançadas no MotoGP e 2021 não é exceção, com muitas peças novas a serem colocadas em pista no Teste do Qatar.
Vamos rever o que cada fabricante trouxe de novidade até agora, começando pela Ducati.
Nos últimos anos, a Ducati são os reis da inovação do MotoGP e a marca tem liderado o caminho para trazer novas adições à pista.
2021 viu a fábrica de Bolonha revelar mais algumas criações, sendo a mais notável a sua nova zona aerodinâmica frontal.
Esta é uma mudança bastante significativa e algo que nunca vimos antes.
De cada lado da aresta de ataque da carenagem a seguir à roda dianteira, a Desmosedici tem estado a experimentar um formato diferente, com duas alteas verticais que parecem desenhadas para criar sustentação com a moto inclinada também.
Esta configuração foi testada e com parada com a convencional ao longo de váira saídas de Jack Miller.
Davide Tardozzi, manager da formação, não confirma nem desmente:
“É possível que tenha que ver com a sustentação porque agora até temos um engenheiro aero-espacial na equipa…mas eu não sou a melhor pessoa para falar disso!” – gracejou.
Assim não há certezas, mas a Ducati pode estar a tentar suavizar o fluxo de ar para aumentar a velocidade máxima e criar mais aderência em curva.
É uma atualização muito interessante e o que sabemos com certeza é que Gigi Dall’Igna e Ducati continuam a flexionar os músculos no departamento aero.
Algures na moto, a famosa “caixa de salada” também tem uma forma diferente. Jack Miller (Ducati Lenovo Team) já deu a entender que a Ducati pode estar a trazer mais coisas para os últimos três dias de testes, por isso fique de olho.
Depois, como vimos com a Aprilia, Honda, KTM e Suzuki, um dispositivo frontal está a ser testado no Qatar para ajudar nos arranques.