MotoGP, 2021: A evolução técnica da Aprilia
As atualizações técnicas são uma parte crucial de uma campanha de MotoGP, e a fábrica de Noale trabalha incansavelmente para tentar criar a moto mais rápida possível
Como foi bem documentado, a Aprilia 2021 RS-GP é uma moto completamente nova: novo chassis, novo motor, nova ‘caixa de salada’, novos escapes, novo pacote aerodinâmico… é tudo novo!
A RS-GP da Aprilia Gresini deu um enorme salto em frente tanto no desempenho, demonstrado pelo oitavo lugar no Campeonato de Aleix Espargaró, como na fiabilidade.
Vira e manobra excecionalmente bem, mas em comparação com os outros V4s – Ducati, Honda e KTM está um pouco abaixo na potência.
A Aprilia era o oposto da Ducati, Honda, KTM e Yamaha no facto de que já tinham um dispositivo de arranque frontal.
O que a fábrica de Noale não tinha era o dispositivo traseiro, por isso foi o que eles trouxeram a jogo este ano. Todos estes cinco fabricantes têm agora dispositivos de abaixamento da suspensão dianteiros e traseiros.
Além disso, a Aprilia estreou este ano um novo guarda-lamas dianteiro. O que faz exatamente não é claro, mas uma das razões poderia ser tornar o fluxo de ar tão suave quanto possível ao longo do conjunto para efeito a alta velocidade.