A maior sequência sem pole positions da Honda desde 1982 terminou, agora fique a saber 10 estatísticas do GP de Teruel antes de mais um dia de corridas em MotorLand Aragón
- Takaaki Nakagami da Honda LCR Idemitsu tornou-se o sexto piloto diferente a fazer a pole em 2020, antes do que parece ser um fenomenal Grande Prémio Liqui Moly de Teruel. Para se ambientar para o dia da corrida em MotorLand Aragón, eis 10 estatísticas que surgiram da qualificação para o MotoGP:
- Nakagami qualificou-se pela primeira vez na pole desde que entrou na MotoGP em 2018. Esta é a primeira pole position para um piloto japonês em MotoGP desde Makoto Tamada no GP de Valência de 2004.
- Nakagami vai tentar tornar-se no primeiro piloto japonês a terminar no pódio no MotoGP desde que Katsuyuki Nakasuga foi segundo em Valência, em 2012.
- Com Pol Espargaró da KTM Red Bull no GP da Áustria, Franco Morbidelli da Yamaha Petronas SRT no GP da Catalunha e Nakagami no GP de Teruel, esta é a primeira vez que há três estreantes na pole numa única temporada de MotoGP desde 2013 com Marc Márquez (Honda Repsol), Stefan Bradl e Cal Crutchlow (Honda LCR Castrol).
- Esta é a primeira pole de MotoGP para a Honda desde Marc Márquez no Japão no ano passado, terminando a mais longa sequência de corridas de classe rainha sem poles para o fabricante japonês desde que voltaram à classe rainha de Grande Prémio em 1982.
- Além disso, esta é a sétima pole position da Honda em MotorLand Aragón, com Casey Stoner (2011) e Marc Márquez (2013, 2014, 2015, 2016 e 2019).
- Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) foi terceiro e melhor Suzuki. É a sua terceira partida da primeira linha em MotoGP, juntamente com Valência 2018 e Assen no ano passado. Esta é a primeira linha da frente da Suzuki em MotorLand Aragón desde 2016, quando Maverick Viñales foi segundo.
- Depois de passar pela Q1, Johann Zarco (Ducati Esponsorama), que caiu no final da Q2, é quinto e melhor Ducati. Este é o seu melhor resultado de qualificação desde que foi terceiro na Estíria no início deste ano, apesar de aí ter começado do Pitlane.
- Na pole na semana passada no GP de Aragón, Fabio Quartararo (Yamaha Petronas SRT) classificou-se em sexto lugar, apenas a segunda vez esta temporada que perdeu a primeira linha da grelha juntamente com a Estíria quando se classificou em 10º mas partiu de nono.
- O líder do campeonato, Joan Mir (Suzuki Ecstar) é 12º, igualando o seu segundo pior resultado de qualificação até agora em Espanha, quando se qualificou em 12º, mas partiu do 10º lugar. O seu pior resultado na qualificação este ano foi em França, quando foi 14º.
- Andrea Dovizioso (Ducati Team) é 17º, igualando o seu segundo pior resultado na qualificação desde que se estreou na MotoGP em 2008, vindo da Catalunha este ano. O seu pior também foi este ano em Brno, quando se qualificou em 18º lugar.