MotoGP, 2020: Carta do CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta

Por a 20 Março 2020 14:00

Caríssimos, Hoje, era previsto começar em Buriram o Grande Prémio da Tailândia; o fim-de-semana de corrida que era para ser o segundo da temporada. Todo a família do Paddock da MotoGP deviam estar a fazer o que mais gostamos: corridas.

Teríamos adorado ver os pilotos de cada categoria a lutar em pista e a deliciar-nos com outra batalha de última curva, como esperávamos de Buriram.

Teríamos adorado ver os muitos membros internacionais do paddock a trabalharem arduamente para os nossos fãs; tanto aqueles que viajam de todo o mundo para se juntarem a nós na Tailândia como aqueles que, como fazem todos os fins-de-semana de corrida, nos seguem fielmente de todos os cantos do globo.

Devido à crise do coronavírus que está a varrer o planeta, claramente isso não se revelou possível devido às medidas preventivas implementadas pelos governos de todo o mundo para salvaguardar a nossa saúde.

É por isso que, mais do que nunca, temos de estar conscientes da nossa responsabilidade e apoiarmo-nos mutuamente, seguindo essas restrições e as recomendações das autoridades em benefício de todos nós.

Este vírus impôs que o mundo se transformasse por tempo indeterminado, mas temos a certeza que voltaremos ao nosso dia-a-dia e sairemos dele ainda mais fortes do que antes.  É uma pausa provisória e quero enviar a todos uma mensagem de confiança e calma nesta situação.

Desde que a Dorna se tornou a promotora do Campeonato do Mundo de MotoGP, há 29 temporadas, sempre fomos claros que as corridas são a nossa missão, e isso continuará a ser o caso. Mesmo nas piores situações vamos manter o nosso lema: o objetivo é correr.

A competição está no nosso sangue e não imagino outro cenário que nos impeça. A Covid-19 afetou todas as competições desportivas globais, e esta pandemia infelizmente não tem sido estranha ao adiamento do início do Mundial de MotoGP de 2020. No entanto, o nosso desporto vai perdurar e continuar, como tem feito desde o seu nascimento em 1949.

Depois das mudanças que já anunciámos, temos agora de nos manter atualizados com todos os detalhes da evolução desta pandemia e das políticas governamentais, com o objetivo de manter o número máximo de eventos.

É o nosso principal alvo e objetivo a partir de hoje.

Apesar dos desafios que enfrentamos, estamos felizes e orgulhosos por saber que o desporto em si está melhor do que nunca – como provaram os testes de pré-temporada da MotoGP, onde as folhas de tempos foram as mais apertadas da história.

No Qatar, vimos um vislumbre disso já graças a duas magníficas corridas em Moto2 e Moto3 – e isso só serviu para aguçar o nosso apetite por mais.

A situação também é idêntica para as SBK, embora, felizmente, tenham conseguido completar a sua primeira ronda na Austrália – e que fim-de-semana de corrida esse foi.

O Mundial Enel MotoE, o Campeonato do Mundo Moto3 júnior e todas as Taças e programas na Velocidade para o MotoGP também viram alterações nos seus calendários, mas também faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para os acomodar da melhor forma possível.

Os nossos pensamentos e quaisquer cursos de ação aempreender centram-se em duas coisas: os nossos adeptos e, claro, todos aqueles que trabalham tanto para tornar possível o nosso Campeonato. Estamos a fazer tudo o que podemos para que os pilotos, engenheiros, mecânicos, pessoal de logística, executivos, operadores de câmaras, jornalistas, técnicos multimédia, coordenadores e todas as outras partes vitais do nosso desporto voltem a fazer o que fazemos melhor – ir às corridas.

Algo que sempre foi, é agora e continuará a ser a essência de quem somos. Na Dorna estamos a trabalhar para garantir que esta crise deixe a família MotoGP e todos os nossos paddocks com apenas uma consequência, a de um calendário modificado.

Finalmente, gostaria de agradecer à FIM, à IRTA, aos fabricantes, aos pilotos de cada Campeonato, aos membros da equipa, aos promotores, aos emissores, aos patrocinadores, aos meios de comunicação e a todos os colaboradores da Dorna pela forma como todos enfrentam esta situação, com paciência, profissionalismo e compreensão verdadeira. É uma grande honra e um prazer ter estes parceiros incríveis.

Isto é tudo para garantir que podemos voltar a entreter e entusiasmar os nossos fãs o mais rápido possível. São incansáveis e seguem-nos fielmente de pista em pista ou através de qualquer meio ou plataforma que possam, de um canto do mundo para outro. Devemos-lhes isso e à incrível história do nosso desporto.

Assim, para todos aqueles fãs, só há uma coisa a dizer: estamos ansiosos para vê-lo novamente em breve – de volta aos circuitos.

Carmelo Ezpeleta

CEO – Dorna Sports

author avatar
Redação
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x