10 factos estatísticos após um magnífico dia de qualificação no Red Bull Ring
- Maverick Viñales (Yamaha Monster Energy) parte da pole position para o Grande Prémio da Áustria de 2020. Esta é a 10ª pole de Viñales na classe rainha, igualando Kenny Roberts Jr. Nas suas nove pole positions anteriores, Viñales venceu a corrida em duas ocasiões (Qatar e França em 2017).
- Esta é a primeira pole position para um piloto da Yamaha no Red Bull Ring desde que a pista foi introduzida no calendário de MotoGP em 2016, e a primeira de um piloto da Yamaha a conquistar a pole na classe rainha na Áustria desde Christian Sarron em 1988 (Salzburgo)
- Os pilotos da Ducati venceram todas as corridas de MotoGP no Red Bull Ring desde que a pista Austríaca foi introduzida no calendário em 2016, com três pilotos no degrau superior: Andrea Dovizioso (2 vitórias), Andrea Iannone (1) e Jorge Lorenzo (1).
- Este é o 11º arranque consecutivo de Fabio Quartararo (Yamaha Petronas SRT), na fila da frente, uma sequência que começou no ano passado em Misano, e a 17ª partida da primeira linha desde que subiu ao MotoGP no ano passado. Nas 16 primeiras linhas anteriores, terminou no pódio nove vezes, incluindo duas vitórias.
- Andrea Dovizioso (Ducati Team), que é o piloto mais bem sucedido no Red Bull Ring com duas vitórias, qualificou-se no 4º lugar, naquele que é o seu pior resultado de qualificação até agora. Mas também é o seu melhor resultado na qualificação desde que foi terceiro na Áustria no ano passado.
- Pol Espargaró (KTM Red Bull Factory Racing) qualificou-se em quinto lugar, o seu melhor resultado de qualificação desde que foi segundo em Misano no ano passado, bem como o melhor resultado de qualificação de um piloto da KTM no Red Bull Ring.
- Esta será a primeira corrida de Joan Mir (Suzuki Ecstar) em MotoGP no Red Bull Ring, depois de ter falhado a corrida do ano passado por lesão.
- Depois de passar pela Q1, Johann Zarco (Ducati Esponsorama), que fez a pole position em Brno, qualificou-se em 9º. Pela segunda vez, pode subir ao pódio em corridas consecutivas de MotoGP, depois de o ter feito na Malásia e em Valência em 2017.
- Takaaki Nakagami (Honda LCR Idemitsu) classificou-se em 10º lugar como o piloto da Honda mais bem classificado. Esta é a primeira vez que não há pilotos da Honda nas duas primeiras linhas da grelha de MotoGP no Red Bull Ring.
- Depois de vencer em Brno, Brad Binder qualificou-se no 17º lugar como o quarto melhor piloto da KTM, que é o seu pior resultado de qualificação na sua temporada de estreia até agora. Ele vai querer tornar-se o primeiro estreante a ganhar consecutivamente na classe desde Marc Márquez em 2013 (quatro consecutivas de Sachsenring a Brno). O 11ª de Miguel Oliveira também é das suas melhores qualificações, depois de ser 5º em Jerez quando foi abalroado por Binder.