MotoGP 2020: Alimentado pelas Copas de Talento

Por a 9 Dezembro 2019 15:00

Graças ao trabalho contínuo da Dorna Sports, o programa Road to MotoGP surgiu como uma plataforma de sucesso real para dezenas de jovens pilotos que tentam realizar o sonho final: tornar-se campeão mundial de MotoGP.

O caminho para o topo está claramente definido, pois vários países têm meios para permitir que futuras estrelas iniciem a sua jornada para o sucesso. Os números falam por si. A campanha de 2020 já vai contar com atletas que marcaram a sua primeira partida este ano em campeonatos como o CEV Repsol, Red Bull Rookies Cup, European Talent Cup ou Idemitsu Asia Talent Cup. Estas séries são a maior fonte de novos pilotos para a Moto3.

Dos 31 pilotos que atualmente compõem a grelha, 29 deles participaram no CEV Repsol, 17 na Red Bull MotoGP Rookies Cup e seis na Idemitsu Asia Talent Cup.

Três que têm experiência no Campeonato CEV Repsol foram coroados Campeões no Campeonato Mundial Júnior de Moto3: Dennis Foggia (Leopard Racing) em 2017, Raul Fernandez (KTM Red Bull Ajo) em 2018 e Jeremy Alcoba (Kömmerling Gresini Moto3) em 2019.

E em 2020, haverá outros cinco campeões do programa Road to MotoGP no Mundial. Jakub Kornfeil (BOE Mugen), Ayumu Sasaki (KTM Red Bull Tech 3) e Carlos Tatay (Reale Avintia) conquistaram o título da Red Bull MotoGP Rookies Cup nos anos anteriores, com Sasaki também vencendor da Idemitsu Asia Talent Cup em 2015.

Antes deste, Kaito Toba (Red Bull KTM Ajo) e o companheiro de equipa de 2020 Deniz Öncü também venceram a IATC.

O Campeonato do Mundo de Moto2 também possui um grupo considerável de pilotos que subiram através das categorias do programa Road to MotoGP. 22 dos 29 pilotos da classe intermédiia têm experiência no CEV Repsol, oito participaram da Copa Rookies e dois da IATC.

Quatro pilotos têm o título de FIM CEV Repsol em seu nome: Lorenzo Dalla Porta (Italtrans Racing Team), Nicolo Bulega (Federal Oil Gresini Moto2), o seu companheiro de equipa Edgar Pons e Jesko Raffin (NTS RW Racing GP). Depois, três pilotos têm ainda um título da Rookies Cup: Jorge Martin (KTM Red Bull Ajo), Lorenzo Baldassarri (FlexBox HP 40) e Bo Bendsneyder (NTS RW Racing GP).

É fácil ver como os Campeonatos FIM CEV Repsol e Rookies Cup são bem-sucedidos como viveiros para o cenário mundial. Até o MotoGP tem um grande número de pilotos com experiência no FIM CEV Repsol, 15, para ser exato, os três que disputaram a Copa de Rookies: Joan Mir (Suzuki Ecstar), Miguel Oliveira (KTM Red Bull Tech 3) e Brad Binder (KTM Red Bull Factory Racing).

Em relação ao título de Campeões do Caminho para o MotoGP, seis pilotos da categoria rainha têm pelo menos um. O mais velho deles é Aleix Espargaró, da Aprilia Racing Team Gresini, o espanhol que conquistou a coroa de 125 do FIM CEV Repsol em 2004.

O irmão mais novo Pol Espargaró (KTM Red Bull Factory Racing), Maverick Viñales (Yamaha Monster Energy) e Alex Rins (Suzuki) Ecstar), Alex Márquez (Honda Repsol Team) e Fabio Quartararo (Yamaha Petronas SRT) – duplo vencedor do Campeonato Mundial Júnior – são as outras estrelas agora na classe rainha.

author avatar
Redação
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x