MotoGP: 10 factos antes da corrida
Antes da ronda de abertura da temporada de 2019 do MotoGP no Grande Prémio do Qatar, aqui estão 10 coisas para saber depois da qualificação de sábado da classe rainha:
Maverick Viñales (Yamaha Monster Energy) qualificou-se na pole pela sétima vez na categoria rainha (igualando Andrea Dovizioso, Tadayuki Okada e Teuvo Lansivuori) – a 18ª vez da sua carreira.
Esta é a primeira pole consecutiva da Yamaha desde Johann Zarco em França e Valentino Rossi na Itália o ano passado.
Andrea Dovizioso (Ducati Mission Winnow) foi sempre primeiro ou segundo nos últimos quatro anos em Losail, com uma vitória em 2018.
Marc Marquez (Honda Repsol), que venceu a sua única corrida de MotoGP em Losail em 2014, após fazer a pole, completa a primeira linha da grelha.
A fazer a sua estreia na categoria rainha, Fabio Quartararo (Yamaha Petronas SRT) é o estreante mais bem colocado em quinto e segundo piloto da Yamaha na grelha.
Franco Morbidelli (Yamaha Petronas SRT) qualificou-se em oitavo na grelha, o que é o seu melhor resultado de qualificação desde que subiu para a classe de MotoGP o ano passado.
O melhor piloto da Suzuki é Alex Rins (Suzuki Ecstar) em décimo. Rins caiu na corrida de MotoGP em Losail na última temporada.
Joan Mir (Suzuki Ecstar), que também está a estrear na categoria rainha, qualificou-se em 11º na grelha. Mir venceu a corrida de Moto3 no Qatar há dois anos – a sua segunda vitória em GP.
Aleix Espargaró (Aprilia Gresini) qualificou-se na 12ª posição da grelha, que é o melhor resultado na grelha de um piloto da Aprilia na categoria rainha desde que Jeremy McWilliams esteve em 12º em 2004 (depois de Valentino Rossi e Max Biaggi terem recebido uma penalização).
Valentino Rossi, que se juntou à Q1 pela segunda vez consecutiva depois de Valencia o ano passado, qualificou-se em 14º, o seu pior resultado de qualificação desde que foi também 16º em Valencia. Esta é a pior posição inicial de Rossi em Losail desde 2004, quando ele começou do final da grelha depois de receber uma penalização.