MotoE: Tudo pronto para a nova temporada elétrica
A temporada de 2023 de MotoE promete ser muito intensa, com 16 corridas repartidas por oito fins de semana, e participação de equipas e pilotos de alto nível. O arranque é já este fim-de-semana no Grande Prémio de França.
Pela primeira vez, desde o seu lançamento, em 2019, enquanto taça do Mundo, o MotoE passará a ser considerado Campeonato do Mundo da FIM a partir deste ano. E não é a única alteração importante desta competição, dado que a Ducati foi escolhida como fornecedor único das motos totalmente elétricas que comporão a grelha.
As rondas do calendário de MotoE terão lugar no âmbito dos Grandes Prémios de MotoGP, com duas corridas de aproximadamente 15 minutos (geralmente, 8 voltas, dependendo do circuito), as quais terão lugar depois de três treinos livres e de uma sessão de qualificação.
A grelha da temporada de MotoE contará com a participação de nove equipas e dez pilotos. Entre eles encontra-se o duas vezes campeão da categoria, Jordi Torres, que fará parte da equipa Openbank Aspar Team, tendo a seu lado Maria Herrera. Estreantes a ter em conta serão Randy Krummenacher, depois de ter competido em 125 cc, Moto2, WorldSSP e WorldSBK, e o italiano Luca Salvadori. Eric Granado (LCR-E Team), segundo no ano passado atrás de Domi Aegerter e mais rápido dos dois testes com as novas motos Ducati V21L em Jerez e na Catalunha, estará ausente da ronda de abertura em Le Mans, isto porque o piloto brasileiro ainda está a recuperar das mazelas da sua queda no Mundial de Superbike em Barcelona. Finalmente outro estreante, o experiente espanhol Tito Rabat (Pramac MotoE).
A temporada começa este fim-de-semana em Le Mans. Depois, o campeonato visitará outros desafiadores traçados, como Mugello, Sachsenring, Assen, Silverstone, Spielberg, o Circuito de Barcelona-Catalunha e Misano, onde terminará a temporada, em setembro.
A primeira sessão de Treinos Livres da MotoE abre o programa de treinos na sexta-feira em Le Mans, logo a partir das 7h30, hora de Portugal continental.
Calendário de MotoE 2023
12-14 de maio de 2023 – Grande Prémio de França (Le Mans)
9-11 de junho de 2023 – Grande Prémio de Itália (Mugello)
16-18 de junho de 2023 – Grande Prémio da Alemanha (Sachsenring)
23-25 de junho de 2023 – Grande Prémio dos Países Baixos (Assen)
4-6 de agosto de 2023 – Grande Prêmio da Grã-Bretanha (Silverstone)
18-20 de agosto de 2023 – Grande Prémio da Áustria (Spielberg)
1-3 de setembro de 2023 – Grande Prémio da Catalunha (Circuito de Barcelona-Catalunha)
8-10 de setembro de 2023 – Grande Prémio de San Marino e de la Rivera del Rimini (Misano)