MotoGP, Jerez: Aprilia necessita revolução para 2020

Por a 1 Dezembro 2019 15:00

 

Enquanto outras fábricas testaram as versões protótipo das suas máquinas de MotoGP para 2020 em Valencia e Jerez, os pilotos da Aprilia, Aleix Espargaró e Andrea Iannone, tiveram de se contentar com a RS-GP deste ano, limitando o progresso feito.

Uma ‘revolução’ de design está nas catas para a Aprilia em 2020, mas a nova máquina não será vista em pista até o próximo ano, deixando Espargaró passar os testes recentes “tentando diferentes configurações eletrónicas, configurações e várias ideias, mas não podemos melhorar muito a moto”, disse o próprio Espargaró.

“Conversei sobre muitas coisas com o Romano [Albesiano] e também vi desenhos [CAD] da nova moto. O motor é diferente, a eletrónica, a posição de pilotagem … Pequenas diferenças, mas por todo o lado.”

Albesiano promete uma RS GP totalmente nova para 2020

“É também por isso que os testes [em Valencia e Jerez] com esta moto não têm grande significado, porque se a posição do piloto mudar, tudo na nova moto – a geometria, a configuração, tudo.”

“Sabemos para onde queremos ir com o conceito da nova moto.Mas depois veremos como os engenheiros são bons em colocar isso tudo em prática porque não é fácil, mal posso esperar. “

“Espargaró disse ainda:” Não sei se na Malásia receberemos a versão completa do novo motor, mas parte do motor já é muito diferente.”

“O plano é receber pelo menos uma RS-GP 2020 para cada piloto na Malásia e mal posso esperar, a moto parece promissora, muito diferente. Estamos a tentar tudo ao máximo e, se for possível, experimentaremos a moto ara fazer uma ideia num aeroporto ou qualquer coisa assim antes de deixarmos a Europa.”

“De qualquer forma, ter uma moto cada um já é uma boa notícia. Não preciso de duas motos para o primeiro teste, acho que fazer testes lado a lado com a moto antiga no primeiro teste até vai ser interessante.”

“Obviamente, ter três motos [uma de 2019, duas de 2020] seria a melhor coisa porque então poderemos comparar a moto antiga no primeiro dia e depois as duas novas motos com configurações diferentes e haverá muitas coisas a verificar.” Mas as coisas são assim, então vamos tentar ser positivos!”

Como a Aprilia e a KTM são elegíveis para concessões técnicas, Espargaró confirmou que estará nos testes oficiais em Sepang no próximo ano. As concessões também significam que o design do motor da Aprilia pode ser alterado sem limites durante a temporada, o que significa menos pressão para ter o motor definitivo em Sepang.

A Aprilia terminou em sexto e último no campeonato de fabricantes deste ano, embora Iannone tenha alcançado o melhor resultado da RS-GP com um sexto lugar, em Phillip Island, após liderar brevemente a corrida.

Espargaró classificou-se em quinto lugar em Aragón, onde conquistou o melhor resultado da temporada com 7º, acabando na classificação dos pilotos em 14º da geral (63 pontos), em comparação com o 16º de Iannone (43 pontos).

Espargaró e Iannone foram 13º e 14º mais rápidos no teste final desta semana em Jerez.

author avatar
Redação
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x