MotoE: Hector Garzó, o novo campeão do mundo

Por a 14 Setembro 2024 10:00

A última ronda do Campeonato do Mundo de MotoE decorreu no passado sábado em San Marino. Héctor Garzó teve que lutar até ao fim para conquistar o título.

Apesar de se classificar em oitavo nos treinos, Héctor Garzó, piloto da equipa Dynavolt Intact GP, completou uma primeira corrida estratégica na qual terminou em quarto lugar, resultado suficiente para se tornar campeão do mundo de MotoE sem precisar sequer de disputar a segunda corrida.

O seu principal concorrente, Mattia Casadei, venceu a prova com alguma sorte, porque Kevin Zannoni, que liderava até aquele momento, sofreu uma queda a duas voltas do fim. Com a vitória de Casadei, o pódio foi completado por Alessandro Zaccone e Eric Granado , enquanto Garzó, com o quarto lugar, garantiu o título mundial.

“Acho que mereço este título porque foi um ano louco e estive ao meu melhor nível. Acho que mereço isso e muito mais. Não tenho palavras ”, disse Héctor Garzó com entusiasmo.

Com esta vitória no Mundial de MotoE, o piloto valenciano torna-se no segundo espanhol a vencer esta categoria , seguindo os passos do bicampeão Jordi Torres (2020 e 2021) . Os outros campeões da MotoE foram Matteo Ferrari (2019), Dominique Aegerter (2022) e Mattia Casadei (2023).

Biografia de Hector Garzó

Nascido a 9 de junho de 1998 em Paterna (Valência), desde muito jovem demonstrou uma grande paixão pelas motos, iniciando-se no motociclismo aos 8 anos. Ao longo de sua carreira, treinou com dedicação e competiu em diversas categorias, desde minibikes até campeonatos internacionais.

Depois de se destacar nas competições regionais e na Liga Interescolar, em 2013 deu o salto para as grandes pistas, conseguindo o vice-campeonato no Campeonato Mediterrâneo e o Challenge 250. Em 2014 foi proclamado Campeão da Velocidade Espanhola, vencendo a Taça de PréMoto3 e o Troféu Be-On.

Em 2017 conquistou o Campeonato Espanhol de Stock 600 e o título Sub-21, além de uma estreia marcante no Mundial de Moto2. Em 2018 e 2019 continuou a brilhar, conseguindo um terceiro lugar no Campeonato da Europa de Moto2 e um vice-campeonato no Mundial de MotoE. Em 2020 e 2021 correu na categoria de Moto2 do campeonato do mundo com a equipa FlexBox HP40 com resultados modestos.

Seria em 2022 que Héctor Garzó chegaria ao mundial de MotoE rodando pela Tech3 E-Racing e terminando a temporada na 8ª posição. E em 2023, com a chegada da Ducati à categoria, assinou pela sua atual equipa, a Dynavolt Intact GP  terminando o campeonato na 4ª posição.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x