MotoE, 2021, Jerez: Enel lança carregador inovador

Por a 30 Abril 2021 13:41

A nova infra-estrutura de carregamento para o Campeonato do Mundo de MotoE foi introduzida em Jerez

A Enel X, Parceiro Oficial de Carregamento Inteligente da Copa Enel MotoE lançou o que eles chamaram JuiceRoll Race Edition, uma nova infra-estrutura de carregamento especificamente concebida e desenvolvida para as MotoE.

Esta está a ser utilizada a partir da primeira corrida da terceira temporada da Taça, que se realiza no Circuito de Jerez-Angel Nieto.

O JuiceRoll Race Edition é um carregador de corrida altamente inovador com armazenamento interno e duas unidades interligadas, nomeadamente uma Unidade Semi-Móvel (SMU) e uma Unidade Móvel (MU); este dispositivo pode ser descolado facilmente num carrinho e carregar uma motocicleta eléctrica em cerca de 40 minutos.

A SMU, localizada na área de carga do ePaddock, é uma unidade semi-móvel com uma saída de 50 kW DC, uma entrada AC da rede até 22 kW e um sistema de armazenamento incorporado de 51 kWh.

A energia eléctrica adicional pode ser assegurada através de sessenta painéis solares bifaciais 3Sun, para uma capacidade total instalada de 21 kWp, montados na área de carga.

Graças a este sistema, englobando armazenamento juntamente com painéis fotovoltaicos, a potência de entrada solicitada à rede durante o carregamento é limitada a 4-5 kW em condições normais de funcionamento.

A MU é um carregador CC móvel de 10 kW, alimentado pela SMU e equipado com um sistema de armazenamento incorporado de 6 kWh que permite à unidade carregar as motos enquanto se encontram no pit lane e na grelha. Especificamente, a MU permite uma carga final de sete minutos na grelha de partida, permitindo que as motos cubram uma distância maior do que nas épocas anteriores.

Durante a sessão de carregamento no ePaddock, a JuiceRoll Race Edition pode fornecer as motos até 1 MW, distribuídos por 20 carregadores, solicitando apenas 100 kW dos painéis solares e da grelha em condições normais de funcionamento, graças ao sistema de armazenamento incorporado dos carregadores.

Se necessário, as baterias permitem que os carregadores funcionem sem ligação à rede, pois são capazes de compensar quaisquer cortes ou apagões da rede e ainda carregar as motos em segurança.

A MU pode alimentar aquecedores de pneus eléctricos enquanto está no ePaddock, pit lane e rede de partida, bem como durante as transferências entre estas áreas, uma vez que manter os pneus quentes é fundamental para um óptimo desempenho da moto.

O sistema global é monitorizado e controlado remotamente, gerindo as cargas de energia a fim de optimizar o fornecimento de electricidade a partir da rede

A JuiceRoll Race Edition substitui a JuicePump 50 utilizada na primeira e segunda temporadas da FIM Enel MotoE World Cup.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x