Moto3, Austrália: Terceira pole consecutiva de Ortola
Ivan Ortola (MT Helmets – MSI KTM) conquistou a pole position durante a qualificação do Campeonato do Mundo de Moto3 no sábado em Phillip Island, na Austrália.
Ortola conquistou a terceira pole consecutiva da época depois de ter estabelecido 1:35.872, melhorando a sua última volta para arrancar à frente de Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP), que conseguiu uma primeira linha de partida numa sessão dramática. O holandês recuperou bem depois de uma queda anterior na Curva 4, terminou a Q2 a apenas 0,124s da pole position. Entretanto, Adrian Fernandez (Leopard Racing) foi outro piloto que conseguiu uma incrível batalha de recuperação desde a Q1 até à P3.
A ação de sábado teve um início molhado, com os tempos a melhorarem em relação a sexta-feira e Angel Piqueras (Leopard Racing) a liderar mais uma vez a classificação em condições complicadas, com o recém-coroado campeão David Alonso (CFMOTO Gaviota Aspar Team) a sofrer uma queda na Curva 6. Isto levou a uma Q1 cheia de ação, que viu o herói da casa Jacob Roulstone (Red Bull GASGAS Tech3) reinar supremo, garantindo um lugar na Q2 ao lado de Fernandez, David Muñoz (BOE Motorsports) e Taiyo Furusato, da Honda Team Asia.
O início da Q2 foi muito atarefado, com Alonso a pressionar desde as primeiras voltas com um grupo de pilotos atrás. Adrian Fernandez (Leopard Racing) estabeleceu uma referência inicial na Q2, apenas para ser ultrapassado por Stefano Nepa (LEVELUP – MTA). Isto levou a uma intensa corrida final, com o herói da casa, Kelso, a assumir provisoriamente a P1, antes de um punhado de pilotos responderem e mudarem ainda mais a classificação, permitindo a Ortola reclamar uma pole position tardia.
David Muñoz (BOE Motorsport) vai liderar a segunda linha da grelha na Austrália, tendo encontrado o seu tempo na sua última tentativa depois de ter usado o recém-coroado campeão como referência. O #64 fez a pole provisória, mas vai partir à frente de Scott Ogden (FleetSafe Honda – MLav Racing), que registou um tempo impressionante para ficar em quinto, à frente de Nepa em sexto.
Entretanto, Kelso caiu para sétimo na bandeirada depois de o australiano não ter conseguido melhorar mais na sua última volta. Kelso tem uma forte posição de partida para domingo e vai ter a companhia de Angel Piqueras (Leopard Racing) e Furusato na terceira linha da grelha. No entanto, foi um dia difícil para Alonso, que se qualificou em10º, com trabalho para fazer no domingo.
A corrida de Moto3 em Phillip Island tem início às 11h00 locais de domingo, 01h00 da madrugada em Portugal continental.