Ryusei Yamanaka foi o mais rápido no Treino Livre 1 de Moto3, com as motos da categoria mais pequena a abrirem o programa de sexta-feira.
Desde as primeiras voltas, Joel Kelso deu o tom com um tempo de 1:41.791, muito mais lento que o TL1 do ano passado. Os pilotos da menor categoria do campeonato mundial, no entanto, melhoraram rapidamente, sem destronar o australiano por mais de três décimos.
A meio da sessão, José Antonio Rueda lidera a dança, com o tempo de 1:41.561. Os outros favoritos, Angel Piqueras e Luca Lunetta, estão atrás. O top 10, completado por Álvaro Carpe (1:42.244), ainda está a sete décimos.
José Antonio Rueda melhorou significativamente o seu recorde pessoal no final da sessão, marcando um tempo de 1:41.041. No entanto, o espanhol seria superado pela marca de 1:40.981 de Ryusei Yanamaka. O japonês completou uma volta no circuito de Buriram em 1:40.900 na sua terceira tentativa, o que significa que foi o primeiro piloto a rodar abaixo do segundo 40.
Até final ninguém seria capaz de bater o seu tempo. Ryusei Yamana terminou assim a primeira sessão do ano na liderança, à frente de José Antonio Rueda e Matteo Bertele, que ultrapassou Luca Lunetta nos últimos segundos do TL1. David Almansa completa os cinco primeiros.
O estreante Álvaro Carpe terminou sua primeira sessão na Moto3 a menos de oito décimos de segundo do líder, logo atrás de Angel Piqueras (1:41.519).
