Moto3, Tailândia: Primeira pole de Joel Kelso
O australiano Joel Kelso qualificou-se para a pole position no GP da Tailândia e vai arrancar ao lado de Collin Veijer e Angel Piqueras após um sábado intenso.
Joel Kelso (BOE Motorsports) garantiu a sua primeira pole de Moto3 depois de uma incrível volta final no Q2 do Grande Prémio da Tailândia. O #66 assinou 1:40.603 e tornou-se no primeiro australiano a conquistar a pole na classe de pesos-leves desde Jack Miller em 2014.
Kelso trabalhou arduamente nos minutos finais, batendo Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) para a P1 por 0,073s. O holandês foi um dos primeiros pilotos a sair das boxes na última corrida, garantindo a partida na primeira linha para domingo. Entretanto, Angel Piqueras (Leopard Racing) não conseguiu melhorar a sua segunda corrida, perdendo a pole depois de ter estado forte na fase inicial da Q2.
Assim que a Q1 começou, os tempos mais rápidos começaram a ser estabelecidos, com Filippo Farioli (SIC58 Squadra Corse) a liderar a classificação e a ganhar um lugar na Q2, juntamente com Matteo Bertelle (Kopron Rivacold Snipers Team), Joel Esteban (CFMOTO Gaviota Aspar Team) e Stefano Nepa da LEVELUP – MTA.
Com o início da Q2, a ação foi imediata, com Piqueras a lançar uma primeira referência, sentando-se confortavelmente na P1 após a primeira volta lançada. A tensão começou a aumentar , com as estrelas de Moto3 a procurarem o melhor lugar no circuito. Piqueras manteve-se no topo quando um grupo de pilotos deixou a via pública demasiado tarde para marcar um tempo na última saída, deixando um punhado de pilotos a batalhar pela pole, com Kelso a levar a melhor.
Furusato manteve a sua impressionante forma no sábado, saltando para quarto na grelha – liderando a segunda linha. O #72 parte à frente do recém-coroado Campeão do Mundo de Moto3, que falhou a última saída e que ocupa a P5 da grelha. O colombiano David Alonso mostrou um ritmo encorajador ao longo do fim de semana e vai ter como companheiro na segunda linha Scott Ogden.
Daniel Holgado vai partir da sétima posição da grelha, com o objetivo de repetir o ritmo da Austrália. Holgado tem uma forte concorrência na terceira linha, com David Almansa e Ivan Ortola a juntarem-se ao #96.