Moto3, San Marino, Q1: Munoz, Fellon, Rossi e Fernandez no Q2
Com um conjunto de pilotos top a terem que passar pelo Q1, anteviamos uma qualificação de ‘faca nos dentes’ na categoria de Moto3. Além disso, nuvens ameaçadora rodeavam o circuito, com alguma possibilidade de chuva no quarto sector.
Lorenzo Fellon foi o primeiro piloto a registar o melhor tempo na sessão, seguido de perto por Riccardo Rossi e Alberto Surra. O objetivo de todos era claro: ocupar um lugar nas quatro primeiras posições, aquelas que dão acesso à Q2. Entretanto, a chuva não aparecia e os pneus wet permaneciam guardados na box…
A 7 minutos do final David Munoz (BOE Motorsport / KTM) saltava para o topo, seguido por Fellon, Rossi e Augusto Fernandez – os quatro pilotos provisoriamente apurados para o Q2. Alberto Surra e Kaito Toba estavam fora da última qualificação, Ana Carrasco fazia pela vida sem descolar das últimas posições, Xavi Artigas estava distante no 8º lugar. Já muito perto do final Munoz estabelecia de novo a volta mais rápida (1:42.221). Mesmo no final, o japonês Kaito Toba atira com Fernandez para fora do Q2, mas a sua volta acaba por ser cancelada por exceder os limites de pista.
Os tempos não melhoram até final, até porque a chuva começa a cair timidamente em quase todos os pontos do circuito – prevendo-se uma segunda qualificação molhada.
RESULTADOS DO Q1 – MOTO3
1º D. MUÑOZ1:42.221
2º L. FELLON+0.049
3º R. ROSSI+0.173
4º A. FERNANDEZ+0.581
5º . SURRA+0.711
6º N. CARRARO+0.747