Moto3: Romano Fenati superior no Qatar
Devido aos fortes ventos que se fizeram sentir bem como à chuva que caiu no decorrer do último dia de testes oficiais do Moto3 no circuito de Losail, a terceira e última sessão do dia foi interrompida quando faltavam pouco mais de 30 minutos para a sua conclusão pelo que a classificação ficou definida com base nos tempos obtidos ontem, isto já depois do primeiro dia ter sido também cancelado devido à chuva que caiu.
Assim o melhor tempo acabou por ficar nas mãos de Romano Fenati, que ontem foi o mais forte nas três sessões realizadas. Regressado ao Mundial de Moto3, depois de ter sido despedido a meio da última época pela Sky VR46, Fenati estabeleceu o tempo de 2m06.690s e ficou a pouco mais de meio segundo da pole position para o Grande Prémio do Qatar do ano passado, que curiosamente foi da sua autoria. Depois de também ter deixado bons indicadores nos testes de Jerez veremos se o piloto italiano consegue transpor esta boa forma ao longo dos 18 Grandes Prémios da época que começa na próxima semana neste mesmo circuito.
Seguiu-se Jorge Martín, piloto que continua a evidenciar uma boa adaptação à Honda da Gresini. Martín ficou a 39 milésimos da primeira posição contudo neste último dia não rodou, depois de ontem ter sofrido uma queda que deixou mazelas na sua mão esquerda. No terceiro posto ficou Arón Canet, que também já havia sido uma das figuras em Jerez. O jovem piloto espanhol foi apenas 59 milésimos mais lento do que Romano Fenati, o que demonstra bem o equilíbrio vivido nesta categoria. Já Gabriel Rodrigo foi quarto e constituiu-se como o melhor homem a rodar com uma KTM em mãos, depois das duas primeiras posições serem ocupadas por duas Honda.
Grande dominador dos testes em Jerez, Nicolò Bulega desta feita foi quinto, enquanto o seu compatriota Niccolò Antonelli foi sexto aos comandos da KTM da Red Bull. No campo das desilusões o destaque vai naturalmente para Fabio di Giannantonio e Enea Bastianini, pilotos que ficaram na parte inferior da tabela de tempos e que mantiveram os desempenhos discretos que já haviam evidenciado na passada semana em Jerez. Contudo o Moto3 é uma categoria que já demonstrou por várias vezes ser muito fértil em surpresas pelo que estes resultados podem vir a significar pouco no futuro.
Os pilotos de Moto3 voltarão ao circuito de Losail na próxima quinta feira para a primeira sessão de treinos livres do GP do Qatar, a ronda de abertura da temporada de 2017.