Em vez dos habituais 26 pilotos, apenas 24 pilotos da Moto3 se prepararam para a partida da quarta corrida da temporada ao longo de 16 voltas na reta de mais de um quilómetro do Circuito Internacional de Lusail. Matteo Bertelle está hospitalizado em Itália com fraturas após um grave acidente, e Max Quiles, o estreante surpresa do GP dos EUA fracturou o polegar direito no primeiro dia de treinos. No entanto, o espanhol foi substituído – curiosamente – por Joel Esteban, o piloto que teve que deixar a equipa no final de 2024.
Na primeira fila, ao lado de Ryusei Yamanaka, que conquistou a pole pela primeira vez, o australiano Joel Kelso aguardava o sinal de largada. O confiante líder do campeonato José Antonio também conseguiu chegar à primeira fila.
Após a partida Yamanaka manteve a calma e converteu a pole position em liderança na primeira volta. Kelso e Rueda inicialmente ficaram em segundo plano, mas na primeira volta o piloto da MTA-KTM Kelso fez a sua primeira largada bem-sucedida. O esforço foi em vão – na longa reta final, os japoneses reagiram sem esforço.
Já na segunda fase da corrida, 11 pilotos conseguiram formar um primeiro grupo. Além de Rueda e Piqueras, também estavam as duas Leopard Hondas com Fernández e Almansa.
David Munoz também se colocou em evidência. O espanhol que se juntou à equipe alemã Intact GP como um dos favoritos ao título, estava determinado a terminar a temporada com sucesso após três zeros no início da temporada. Largando da quarta fila, rapidamente subiu para o quinto lugar. Então, o jovem de 18 anos colidiu com Dennis Foggia sem culpa própria e caiu para a 13ª posição.
Entretanto Rueda ultrapassou Yamanaka no topo e Angel Piqueras imitou-o. Nesta altura o grupo líder já estava reduzido a sete pilotos após um terço da corrida. Rueda, Yamanaka, Piqueras, Kelso, Almansa, Furusato e Riccardo Rossi destacaram-se do resto do pelotão da Moto3, que era liderado pelo estreante Guido Pini na 8ª posição. A meio da corrida, o companheiro de equipa assumiu o papel de primeiro perseguidor do líder. Munoz havia se recuperado da corrida com Foggia, marcou a volta mais rápida da corrida e agora fazia tudo o que podia para alcançá-lo novamente. Quando David Almansa saiu da corrida na curva 16, a Intact KTM com Munoz já estava em 7º lugar. A diferença para o líder na volta 10: três segundos.
Com cinco voltas por cumpri, estava claro que a vitória no deserto seria de um dos seis primeiros. Quatro KTMs com Rueda, Piqueras, Yamanaka e Kelso contra duas Hondas com Furusato e Rossi. Quando o italiano Rossi teve que abandonar a moto da Snipers, Fursusato foi o último piloto da Honda com chances de pódio, mas não o único japonês. Faltando quatro voltas para o fim, Ryusei Yamanaka, de 23 anos, recolocou a sua moto na liderança. Uma volta depois, Angel Piqueras cruzou a linha em segundo lugar.
Na penúltima volta, os dois pilotos japoneses levaram a sério e aumentaram tanto o ritmo que Kelso e Rueda não conseguiram mais acompanhar. No início da última volta, drama para o líder José Antonio Rueda. O espanhol parou sem qualquer propulsão.
O final não foi menos dramático. O piloto da Honda, Furusato, assumiu a liderança quatro curvas antes da linha de chegada e parecia um vencedor apertado na aproximação. Mas o japonês foi interceptado por Angel Piqueras a poucos metros do final. O espanhol venceu a foto finish por 0,009 segundos. O terceiro lugar foi para o pole position Yamanaka.
Graças ao abandono de Rueda e à vitória do piloto da MSi, o novo líder do Campeonato do Mundo é Angel Piqueras. Com 100 pontos, a KTM continua a ser a número 1 na batalha dos fabricantes, à frente da Honda.



Resultados Moto3 Losail: 1. Angel Piqueras (E), KTM, 33: 17.268 min; 2. Taiyo Furusato (J), Honda, +0,009 seg; 3. Ryusei Yamanaka (J), KTM, +0,042; 4. Joel Kelso (AUS), KTM, +0,097; 5. Riccardo Rossi (I), Honda, +7,295; 6. David Munoz (E), KTM, +10.309; 7. Luca Lunetta (I), Honda, +10.474; 8. Stefano Nepa (I), Honda, +10.561; 9. Nicola Carraro (I), Honda, +12.115; 10. Guido Pini (I), KTM, +12.121; etc.
Campeonato após 3 de 22 corridas: 1. Angel Piqueras, 67 pontos. 2. Jose Antonio Rueda 66. 3. Joel Kelso 41. 4. Adrian Fernandez 40. 5. Matteo Bertelle 40. 6. Taiyo Furusato 38. 7. Alvaro Carpe 35. 8. Stefano Nepa 27. 9. Dennis Foggia 24. 10. Luca Lunetta 24. 11. Ryusei Yamanaka 23. 12. David Almansa 22. 13. Riccardo Rossi 19. 14. Adrian Cruces 13. 15. Máximo Quiles 11.