Matteo Bertelle conquista a sua primeira pole em Moto3. Logo na primeira volta, Matteo Bertelle fez logo a melhor volta com 1.40.400. Stefano Nepa e José António Rueda acompanham-no na primeira fila da grelha da classe mais pequena.
Com temperaturas de asfalto de quase 60 graus, os 18 concorrentes de Moto3 não necessitaram de aquecimento. Logo na primeira volta rápida, vários pilotos superaram o melhor tempo do treino de qualificação. Bertelle assumiu o comando mais uma vez, à frente do seu companheiro de equipa Joel Kelso, do aspirante à Honda Luca Lunetta e de David Munoz, que tem como objetivo o título da categoria mais pequena do Campeonato do Mundo em 2025 com a equipa alemã Intact GP liderada por Peter Öttl. No calor dos ataques finais, Munoz caiu para a 10ª posição.
Com o tempo de 1:40.400 min, Matteo Bertelle foi mais de 0,3 s mais rápido que o seu rival mais próximo. Atrás de Kelso, 8 pilotos juntaram-se em 0,2 segundos. O britânico Scott Ogden, novo companheiro de equipa do lesionado suíço Noah Dettwiler, ficou surpreendentemente em quarto lugar. O primeiro Q2 da temporada foi decepcionante para o muito elogiado Angel Piqueras. O líder da MSi de Espanha não passou do 15º lugar. Buasri começará o seu GP em casa na posição 17.
