Moto3: Piqueras ou Lunetta, qual será o melhor rookie?
A final do Campeonato do Mundo em Barcelona decidirá quem é o melhor estreante na Moto3. O prémio de Rookie do Ano ainda está matematicamente em aberto – e uma estranha constelação pode surgir.
Faltando amais uma corrida, o título mundial de Moto3 já ficou decidido há muito. No entanto, ainda não está claro matematicamente quem será o estreante do ano, ou seja, o melhor estreante da série em termos de pontos.
Angel Piqueras lidera atualmente esta classificação na sua primeira temporada de Moto3 com 137 pontos, à frente de Luca Lunetta com 112. Os dois pilotos estão separados por 25 pontos. O que à primeira vista parece um claro match point para Piqueras na última corrida em Barcelona poderá, teoricamente, terminar com uma curiosidade: se Piqueras falhar ou ficar fora da classificação por pontos e Lunetta vencer a corrida, haveria um empate pontual entre o espanhol e o italiano.
Nas duas últimas corridas, Piqueras (atualmente oitavo na geral do Mundial) não somou nenhum ponto. E se somarmos os últimos quatro finais de semana de corrida, o espanhol só tem seis pontos porque também saiu de mãos vazias no Japão.
Já Lunetta tem somado pontos de forma consistente nas últimas três corridas e está na 12ª posição do Mundial. No entanto, ainda não conquistou a vitória nem os 25 pontos necessários para recuperar o atraso em toda a temporada.
Depois da final de Valência ter sido cancelada devido a graves inundações, a final de Barcelona terá lugar no Circuito da Catalunha. O GP da Catalunha aconteceu na primavera: Lunetta ficou em sétimo, Piqueras em décimo segundo. Pelo menos nesta amostra, Lunetta foi melhor que Piqueras no percurso final. Veremos o desfecho.
A classificação de Rookie do Ano:
1. Angel Piqueras (ESP), 137 pontos
2. Luca Lunetta (ITA), 112
3. Jacob Roulstone (AUS), 58
4. Joel Esteban (ESP), 45
5. Xabi Zurutuza (ESP), 13
6. Noah Dettwiler (SUI), 2
7. Tatchakorn Buasri (TAI), 1