Moto3, Países Baixos, Corrida: Masia vence e aproxima-se de Holgado
Jaume Masia (Leopard Racing) foi o vencedor da corrida de Moto3 do GP dos Países Baixos de MotoGP. O espanhol de 22 anos conseguiu defender-se do forte ataque final de Ayumu Sasaki (Husqvarna) que terminou a 81 milésimos, completando o pódio Deniz Oncu (KTM).
Filme da corrida
Com David Muñoz (Boe Motorsports) a partir da sua primeira pole de sempre, acompahado na primeira linha por Joel Kelso (CF Moto) e Ricardo Rossi (Honda), a corrida de Moto3 teve início com um sol radiante a brilhar no circuito de Assen e uma temperatura de verão no lendário circuito de Assen.
Desligado o semáforo Muñoz colocou-se de imediato na frente seguido por Kelso, Rossi, Sasaki e Nepa. Daniel Holgado (Red Bull KTM Tech3) que partia do final do pelotão, de imediato ganhou três posições mas despoistou-se. Tirou a custo a moto da gravilha e prosseguiu na corrida. Joshua Watley e Adrien Fernandez também cairam.
Na segunda volta Muñoz segurava a posição de líder, já pressionado por Jaume Masia (Leopard Honda), Kelso, Sasaki e Nepa. Largando da 20º na grelha, Ivan Ortolá (KTM) vinha num ritmo louco, entrando no grupo dos dez primeiros, em oitavo. A 16 voltas do final davam-se mudanças no compacto grupo da frente, com Deniz Oncu já líder à frente KTM), perdendo depois essa posição para o endiabrado itaiano Stefano Nepa (KTM) que de imediato pretendeu afastar-se do turco da KTM. Com 7 voltas decorridas, Nepa liderava à frente de Oncu, Muñoz e Sasaki, mas nada estava definido! Ortolá subia a terceiro a 12 voltas do final.
A 6 voltas do final nada estava ainda definido, com um grupo compacto a discutir a primeira posição encabeçado por dois italianos, Nepa e Romano Fenati. De seguida Fenati embate em Nepa e atira-o para fora da corrida… resta saber se Fenati será penalizado pela manobra. Com isto, Jaume Masia sobe a lider, Munoz e Sasaki trocam de posições na luta pelo segundo lugar, também disputado por Oncu e Ortolá. Beneficiando desta disputa, Masia consegue ganhar quase dois segundos sobre os demais, mas pouco depois perde essa vantagem. Na entrada para a última volta a luta continua ao rubro pelo primeiro lugar. Sasaki ainda lidera breve, mas Jaume Masia recupera o primeiro lugar em cima da linha de meta.
No final Masia vence a corrida de 20 voltas por uma escassa diferença de 81 milésimos sobre o japonês Sasaki. O turco Oncu terminou em P3 a 276 milésimos do espanhol da Leopard Racing, Ivan Ortolá foi quarto e Muñoz completou os cinco primeiros. No campeonato e apesar de um zero nesta corrida, Daniel Holgado continua líder, agora com Jaume Masia apenas a 16 pontos.