Moto3, Misano (Q2): Sexta pole de David Alonso
Mesmo no final da segunda qualificação de Moto3 em Misano, o jovem colombiano da CFMOTO Team Aspar, garantiu uma vez mais o primeiro lugar da grelha. Collin Veijer caiu pouco antes do final e terminou apenas em quinto.
Joel Kelso, Valentino Perez, Taiyo Furusato e Filippo Farioli foram os quatro pilotos que conseguiram passar ao Q2 na primeira sessão de qualificação. Na tarde de sábado a última qualificação de Moto3 decorreu nas melhores condições exteriores e com uma temperatura do ar de 28 graus.
Durante a maior parte do tempo parecia que Collin Veijer poderia garantir o primeiro lugar da grelha em Misano. O holandês marcou o primeiro tempo rápido, que durou até pouco antes do final e inicialmente só poderia ser batido por ele mesmo.
No entanto, na sua última volta rápida, Veijer perdeu a frente e caiu ficando a observar de fora como Angel Piqueras, Ivan Ortola, Luca Lunetta e David Alonso conseguiam bater o seu tempo um após o outro.
As bandeiras amarelas desencadeadas pela queda de Joel Kelso na Curva 4 fizeram com que muitos pilotos não conseguissem melhorar o seu tempo.
Como resultado, o líder colombiano do campeonato David Alonso, garantiu o primeiro lugar na grelha no último momento, conseguindo a sua sexta pole position na atual temporada.