Moto3: Joan Mir cada vez mais isolado no topo do campeonato
Dos três campeonatos que compõem o Mundial de MotoGP a categoria de Moto3 é aquela onde após a primeira metade da temporada de 2017 a diferença pontual do primeiro para o segundo classificado é maior.
Decorridos que estão nove Grandes Prémios, Joan Mir comanda o campeonato destacado e com cinco vitórias já amealhadas parecendo que está a caminho do seu primeiro título mundial. O piloto espanhol tem 37 pontos de vantagem para o segundo classificado, que é Romano Fenati. Arón Canet, que abandonou em Sachsenring devido a queda, saiu muito penalizado com este desfecho e viu sua desvantagem face a Joan Mir aumentar para 55 pontos.
O lesionado Jorge Martín também ficou em branco e está agora a 76 pontos do primeiro posto. O top cinco é completo por Fabio di Giannantonio, que também teve um desempenho modesto na Alemanha. O piloto da Gresini está a 80 pontos do primeiro lugar. Nota também para John McPhee que fecha a primeira metade da época na sexta posição. O piloto escocês começou a temporada muito forte, amealhando dois pódios, mas nos últimos Grandes Prémios tem vindo a baixar a sua forma.
No campo das desilusões temos de incluir nomes como Enea Bastianini. Nicolò Bulega ou Niccolò Antonelli. Pilotos em que eram depositadas muitas esperanças no início do ano, mas que após nove Grandes Prémios estão ‘enterrados’ na classificação do campeonato e consequentemente remetidos a papel de actores secundários.