Moto3, Japão, TL2: Dennis Foggia como peixe na água

Por a 24 Setembro 2022 02:07

Dennis Foggia foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio do Japão em Moto3. O italiano da Leopard Honda foi o melhor a desafiar a intempérie que assolou Motegi ao início da manhã.

Tal como apontavam as previsões para sábado, a chuva caiu intensamente no sábado. O TL2 da classe de Moto3 inciou-se com o circuito de Motegi completamente alagado e todos os intervenientes a montarem pneus de chuva. Carlos Tatay e John McPhee foram os primeiros a desafiar a intempérie com o britânico liderar a início a tabela de tempos, para volvidos poucos minutos ver o seu registo batido, primeiro pelo turco Deniz Oncu e logo a seguir pelo japonês Tatsuki Suzuki que colocou o cronómetro nuns altos 2m11,723s. Só para ter uma ideia, na sexta-feira Diogo Moreira que foi o mais rápido estabeleceu a melhor marca em 1m,57.252s e apenas 3 pilotos rodaram acima dos 2 minutos com piso seco.

A 20 minutos do final da sessão a ordem dos mais rápidos mudou com Deniz Oncu a liderar na frente de Jaume Masia, Suzuki, Riusey Yamanaka, Dennis Foggia e McPhee. Com a chuva a não dar tréguas, Ayumu Sasaki e Diogo Moreira rodavam juntos numa tentativa frustrada de chegar ao lote dos mais rápidos.

O líder mudaria a 16 minutos do final da sessão com um Foggia impressionante, que com a moto nitidamente a derrapar no piso molhado e a pisar os correctores colocou a melhor volta em 2m10.448s. Yamanaka e o experiente John McPhee estavam perto do italiano da Leopard Honda que já tem um lugar assegurado na Italtrans em 2023. Para os últimos 10 minutos da sessão saia da box da GASGAS Team Aspar Sérgio Garcia, sétimo mais rápido, enquanto o atual lider do mundia Izan Guevara mantinha o 10º lugar. A chuva cai então copiosamente no Twin Ring Motegi, com muitos pilotos parados, à espera de uma ‘aberta’ para uma volta lançada.

A 4 minutos do final da sessão, Tatsuki Suzuki conseguia baixar para um tempo de volta de 2m09.909s e com isso passar para o topo da tabela de tempos, na frente de Oncu, Yamanaka, Foggia, McPhee e de Andrea Migno, o sexto mais rápido. No final, um contra-ataque de Foggia colocou-o de novo em primeiro, mas mesmo nos instantes finais e de faca nos dentes Mario Aji (Honda Team Asia) superou o piloto romano que numa derradeira volta com a bandeira de xadrês à vista estabeceu o melhor tempo da sessão. Atrás do piloto da Leopard Honda, Aji, Migno, Suzuki e McPhee completariam o top-5.

Segue-se o início da primeira qualificação de Moto3 (Q1), a partir das 12h35 locais, 4h35 da madrugada no horário de Portugal continental.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x