Moto3, Japão: Ortola no topo com volta recorde
Desde o início da sessão que iria definir a passagem à Q2 dos 14 primeiros, as coisas correram bem ao líder do campeonato David Alonso, porém, no final Ivan Ortola e Angel Piqueras foram ainda mais rápidos que o colombiano.
No final das primeiras voltas da manhã, os tempos de volta ainda estavam acima dos tempos de 2023 em condições totalmente secas. O líder do mundial David Alonso, não se deixou impressionar com as condições do circuito depois de ter chovido durante a noite. O colombiano, que pode ser campeão mundial no Japão, liderou os treinos livres à frente de Joel Kelso na sessão matinal
Pouco depois do meio-dia, hora local, as condições no Mobility Resort em Motegi não mudaram significativamente e a região permaneceu envolta em nuvens.
À medida que os pilotos deixavam o pit lane em direção à pista, permanecia a incerteza sobre as condições da superfície. Uma pista obviamente seca recebeu os pilotos com ar quente e húmido e alta probabilidade de chuva. Ivan Ortola provou que estava seco. Na primeira volta rápida, o piloto da KTM alcançou o tempo de 1m58,8, tornando-se mais rápido que David Alonso nos treinos livres. Dois minutos depois, o #48 atingiu a marca de 1:57. David Alonso e os dois pilotos da Intact GP, Collin Veijer e Tatsuki Suzuki, seguiram o terceiro classificado do mundial.
Sabendo que poderia chover novamente a qualquer momento, os líderes continuaram a procurar tempos. Ortola e Alonso elevaram a fasquia a cada volta. Após um quarto de hora, o líder do campeonato assumiu o comando com um forte 1:56,5. Esse também não foi o fim. Uma volta depois, o estreante da Honda Piqueras apareceu na frente. O seu 1m56s2 já era um novo recorde da Moto3 no circuito.
Emocionantes foram os 15 minutos do final da sessão, com três pilotos japoneses colocados entre os dez primeiros: Yamanaka (5º), Suzuki (6º) e Furusato (8º). Dani Holgado, primeiro rival de Alonso no mundial, estava na décima posição a meio da sessão.
A 8 minutos do final, o céu escuro clareou e os pilotos iniciaram o percurso de 4,8 km para o grande ataque em condições agora mais estáveis. O resultado mudou completamente nos últimos cinco minutos. A liderança mudou a cada segundo. Quando Yamanaka emergiu em primeiro lugar, o Japão finalmente estava animado. Mas o melhor momento foi para o companheiro Ortola. O espanhol terminou a qualificação como o mais rápido, à frente de Angel Piqueras e David Alonso. Yamanaka e Suzuki terminaram nas posições 4 e 5.