Moto3, Grã-Bretanha, Q1: Rossi, Artigas, Garcia e Furusato no Q2
Encontrar os 4 pilotos mais rápidos que passariam ao Q2 é sempre o objectivo da primeira qualificação. Quinze minutos de ataque total para se descobrir os quatro felizardos.
Entre os candidatos estavam Sergio Garcia (GASGAS Aspar Team), o atual líder do campeonato, Jaume Masia, Augusto Fernandez e Ricardo Rossi e Scott eram dos candidatos a passar à sessão seguinte, tal como Scott Ogden, David Munoz e Carlos Tatay.
A 10 minutos do final da sessão, Tayo Furusato liderava na frente de Ricardo Rossi e Augusto Fernandez. Sergio Garcia e Jaume Masia também rodavam com marcadores vermelhos. A 7 minutos do final, Rossi saltava para o topo seguido por Furusato, Fernandez e Tatay. Dois minutos depois Masia atacava forte esubia a quarto, atirando com Tatay para fora dos lugares que dão acesso ao Q2. Pouco depois, Garcia atacava para ‘descolar’ de nono para o quarteto da frente e subir a segundo, atirando com Masia para fora dos quatro primeiros. Faltavam então dois minutos para o final da sessão.
Riccardo Rossi (SIC58) mantinha-se no topo no final (2’11,458), Xavi Artigas (CF Moto Pruestel GP) subia a segundo, passando também ao Q2 Garcia e Furusato. Pela segunda vez este ano Masia voltava a ficar de fora da segunda qualificação.