O GP de Aragão de 2016 irá ficar na história do Mundial por ser o primeiro em que estará presente um piloto mexicano. Cabe ao ‘wildcard’ Gabriel Martínez-Abrego essa honra. Com apenas 18 anos, Martínez-Abrego está aos comandos de uma Mahindra inscrita pela Motomex Team Worldwide Race, a mesma equipa onde compete no competitivo FIM CEV Mundial de Moto3 Júnior, onde já está desde 2015.
Migrando para a Europa na busca de um lugar ao sol no Mundial, Gabriel Martínez-Abrego, ao contrário do que seria de esperar não tem como grandes referências Valentino Rossi ou Marc Márquez, mas sim Pol Espargaró e Maverick Viñales, esperando um dia partilhar a pista com os dois pilotos espanhóis que estão atualmente em MotoGP.
Para já é tempo de desfrutar ao máximo desta experiência no circuito de Motorland de Aragão. No final do primeira do primeiro dia de treinos livres Martínez-Abrego foi o piloto mais lento em pista, tendo ficado a uns distantes 5,063s do homem mais rápido, Brad Bindr, num dia onde se deparou com problemas na caixa de velocidades da sua moto. Cruzar a linha de meta no domingo será já por si uma vitória para este jovem.