Moto3, Barcelona: Super Alonso fecha temporada com 14 vitórias!
David Alonso fechou esta manhã com chave d’ouro uma temporada de sonho, vencendo a última corrida de Moto3 de 2024 no Circuito de Barcelona-Catalunha.
O colombiano conquistou a décima quarta vitória da temporada. Daniel Holgado terminou em segundo e assim garantiu o segundo lugar no campeonato, Collin Veijer terminou em décimo e terminou em terceiro no Mundial de Moto3.
A corrida de Moto3 no Circuito de Barcelona-Catalunha começou na manhã de domingo às 11h00. Depois de um início de dia muito nublado, o sol apareceu no circuito catalão e começou a aquecer. Portanto, ainda era necessária cautela para os pilotos de Moto3.
O polesitter David Alonso começou bem e imediatamente assumiu a liderança à frente de Ivan Ortolá e Daniel Holgado. Collin Veijer também não conseguiu escapar e caiu para a quarta posição, à frente de Ángel Piqueras e Taiyo Furusato.
Stefano Nepa não iria longe porque caiu na curva 4. Mais tarde descobriu-se que o compatriota Luca Lunetta foi o grande responsável por isto, pelo que recebeu uma dupla penalização de Long Lap.
Surgiu então um grande grupo líder no qual Veijer caiu para a sétima posição. Na 3ª volta Holgado assumiu a liderança enquanto Veijer caiu para a nona posição. Era importante para o holandês terminar à frente do espanhol para garantir o segundo lugar no campeonato.
As diferenças foram mínimas no grupo líder de cerca de dezessete pilotos com menos de dois segundos de diferença. Como costuma acontecer, foi uma questão de sobrevivência na primeira parte da corrida antes de poder atacar realmente nas fases finais.
Na 14ª volta, Alonso reassumiu a liderança e o campeão mundial de Moto3 parecia iniciar a sua habitual ofensiva final. Atrás dele estavam Holgado e Fernández, enquanto Veijer – apesar de ter acabado de fazer a volta mais rápida – ainda estava na nona posição. Alonso foi ultrapassado uma volta depois por Fernández, Muñoz e Ortolá, que aproveitaram ao máximo o turbilhão. A moto de Veijer não parecia estar ajustada para o turbilhão, já que o holandês estava sempre cerca de 10 km/h abaixo da velocidade máxima em comparação com os seus concorrentes. Com isso, permaneceu na cauda do grupo líder e não conseguiu recuperar muitas posições.
Na última volta, Alonso recuperou a liderança à frente de Fernández e Holgado. Pouco atrás estavam Yamanaka, Piqueras, Muñoz e Ortolá, enquanto Veijer teve que abandonar a batalha e caiu para P11. Alonso conseguiu resistir à pressão de Holgado e finalmente saiu vitorioso novamente. O colombiano alcançou a décima quarta vitória da temporada e a décima oitava da carreira em apenas duas temporadas, encerrando em grande estilo a sua última corrida na classe de Moto3.
Holgado ficou em segundo lugar e assim também garantiu o segundo lugar no campeonato. Fernández cruzou a meta em terceiro lugar, mas recebeu uma penalização de três segundos por cortar a chicane, o que permitiu ao companheiro de equipa da Leopard Racing, Piqueras, subir ao pódio. Veijer não passou de P10, alcançando o seu pior resultado do ano (com exceção de Sachsenring onde caiu). O holandês terminou em terceiro no campeonato de Moto3 e vai agora preparar-se para a passagem para a classe de Moto2.
- Tweet
-
- Pin It
-
MotoGP, Jorge Martin (P3): “Estava nervoso com a escolha do pneu traseiro”17 Novembro 2024 10:22
-
Moto2, Barcelona: Canet faz a pole na Catalunha16 Novembro 2024 18:30