Moto3: Ayumu Sasaki, melhor estreante do ano
Ao contrário de outras épocas desta feita os estreantes em Moto3 tiveram um desempenho mais modesto durante a época. Contudo nunca deixa de ser importante a classificação destinada ao melhor estreante ainda para mais na categoria de iniciação no Mundial.
Depois do campeão do mundo de 2017, Joan Mir, ter vencido esta classificação em 2016, desta feita o triunfo ficou nas mãos de Ayumu Sasaki numa decisão que apenas foi conhecida na última ronda do ano, o GP da Comunidade Valenciana. O piloto nipónico foi o mais forte ao somar 32 pontos durante o ano, tendo deixado o segundo classificado, Marco Bezzecchi, a 12 pontos de distância.
Uma vitória alcançada como não poderia deixar de ser com base na regularidade, pois curiosamente o melhor resultado de Bezzecchi em 2017 superou o de Sasaki. O piloto italiano foi terceiro no chuvoso GP do Japão, enquanto Ayumu curiosamente também obteve o seu melhor resultado em Motegi, mas foi sétimo. No terceiro posto ficou o tailandês Nakarin Atiratphuvapat.
De referir ainda que em 2018 estes três pilotos vão continuar no Mundial de Moto3 pelo que será interessante observar qual a sua evolução depois de já terem na bagagem um ano de Mundial.