Moto3, Austrália: David Alonso iguala Valentino Rossi

Por a 20 Outubro 2024 02:33

O já campeão vence o Grande Prémio de Phillip Island e soma 11 vitórias num ano na categoria mais pequena, como ‘The Doctor’ em 1997.

David Alonso venceu a corrida australiana de Moto3. O já campeão igualou o recorde de Valentino Rossi de maior número de vitórias numa temporada na categoria pequena, Vale fez isso nas 125cc em 1997, em 15 possíveis. O hispano-colombiano conseguiu isso ao bater Dani Holgado, segundo e mais próximo de vice-campeão, ao tirar 23 pontos de Collin Veijer. Adrián Fernández conseguiu o terceiro pódio consecutivo.

Na partida, Ortolá defendeu fenomenalmente a pole position, mas escorregou na curva 2 e perdeu um lugar para David Muñoz. Em seguida Stefano Nepa também o ultrapassou em 4º. O campeão, David Alonso, subiu do décimo para o sétimo lugar. Veijer, por outro lado, caiu da segunda para a sétima posição.

Nepa assumiu o comando após a primeira passagem na linha de meta, mas sabendo de atemão que teria de passar duas vezes pela zona da ‘Long Lap’ por desacelerar no Q2. O italiano completou a primeira penalização e caiu do primeiro para o 15º lugar. David Almansa caiu na curva 6, enquanto Joel Kelso fez vibrar a torcida australiana quando assumiu o controle nas voltas iniciais com muitas ultrapassagens. O grupo estava tenso e esticado. Nepa completou a segunda passagem pela zona de Long Lap e caiu para 19º, mais de 4,5 segundos atrás do primeiro.

Adrián Fernández ou Iván Ortolá puxavam o pelotão, mas na reta foram ultrapassados ​​pelo turbilhão e a tentativa de apertar tudo foi interrompida. Os ‘golpes de machado’ eram contínuos.O ritmo era lento com tanta alternância e isso significava que o grupo líder era de 17 unidades, com Nepa entre eles.

David Alonso não queria problemas. Assumiu o comando e começou a tentar afastar-se do  grupo. Mas isso veio, em parte, de uma queda. Na curva 4, Veijer foi bloqueado por Piqueras, travou tarde e tocou em Ángel por trás e levou Ortolá na frente. Iván e Collin sofreram um acidente, um mau dia para os dois candidatos ao vice-campeonato . Os comissários abriram uma investigação, mas decidiram não sancionar ninguém.

A quatro voltas do fim, Nepa já estava em terceiro, mas teve que contornar por fora a curva 4, justamente a ‘Long Lap’ e caiu para 12º, perdendo a possibilidade de vencer a corrida.

Nesse momento, Alonso voltou a levantar a cabeça e deu um empurrão que, finalmente, quebrou o grupo de oito pilotos. David Muñoz, Adrián Fernández e Holgado foram os únicos que conseguiram resistir à mudança de ritmo do colombiano, embora em sofrimento.

Entre a velocidade alta do colombiano e a luta do trio subsequente, o rendimento cresceu e o pupilo de Aspar conseguiu abrir uma brecha definitiva para alcançar a sua 11ª vitória da temporada, iglualando o seu idolo Valentino Rossi.

Holgado ultrapassou Fernández e subiu ao segundo lugar deixando o seu rival a 3 décimos! Stefano Nepa superou David Muñoz na linha de chegada para ser quarto no final, ficando a um passo do seu primeiro pódio.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x