Moto3, Austrália, Corrida: Oncu segura Sasaki e salva liderança de Masia
Deniz Oncu conquistou a vitória no GP da Austrália de Moto3. O piloto turco conseguiu vencer Sasaki e isso mantém Jaume Masia na liderança, que lutou para ficar em oitavo num dia de ‘sobrevivência’.
Deniz Oncu (Red Bull KTM Ajo) foi o vencedor da corrida do Grande Prémio da Austrália de Moto3. O piloto turco fez uma corrida táctica, sempre à espera das melhores oportunidades para completar uma corrida chuvosa e difícil em 39:57.919 minutos, batendo Ayumu Sasaki (Liqui Molly Husqvarna Intact GP) por 407 milésimos. Joel Kelso (CFMOTO Racing Pruestel GP) subiu ao último degrau do pódio.
Filme da corrida
As condições pioravam, com chuva e vento crescente . A temperatura estava baixa, com 13 graus no ar e 14 no asfalto. Dani Holgado caiu na volta de formação da curva 4. O espanhol conseguiu colocar a moto na grelha, embora com um ferimento no rosto. As coisas foram ainda piores para Diogo Moreira, que sofreu um acidente, lesionou o braço e não conseguiu levar a máquina para a grelha, embora pudesse levá-la para as boxes.
Adrian Fernandez (Leopard Racing) que partiu de P8 não temeu o piso totalmente de molhado do circuito para assumir a primera posição na 4ª volta, seguindo na frente de Deniz Oncu, Joel Kelso e de Ayumu Sasaki que foi o primeiro líder da corrida. O espanhol David Alonso foi a primeira vitima das condições difíciceis, caindo na 2ª volta e motivando as primeiras bandeiras amarelas em Phillip Island. Diogo Moreira teve de partir das boxes devido a um problema na sua KTM. O piloto brasileiro da MT Helmets MSI acabaria por deixar a corrida pouco depois.
A 13 voltas do final, Fernandez mantinha a posição de líder, secundado pelo turco Oncu que começava a diminuir a diferença para o líder, de cerca de meio segundo para 291 milésimos. Os primeiros vinha espaçados, porque arricar no molhado era quase uma queda certa! Joel Kelso era o terceiro com a CFMoto, na frente das duas Husqvarna de Sasaki e de Collin Veijer que fechavam os cinco primeiros. Seguiam-se Taiyo Furusato (Honda Team Asia), Lorenzo Fellon (CIP Green Power) e David Salvador. Este último viria a cair depois de estar entre os oito primeiros na 8 voltas do final.
A 7 voltas do final o espanhol da Leopard Racing liderava com mais de meio segundo, parecia como peixe na água, mas o seu sonho de uma vitória terminaria duas voltas depois, escorregando com a Honda e deixando caminho livre para Ayumu Sasaki. O japonês da Husqvarna via-se assim de repente líder, com Oncu e Kelso a mais de meio segundo… faltavam 5 voltas para o final. Kelso ficava mais perto do turco da Red Bull KTM Ajo, a 124 milésimos.
Atrás do trio líder, vinha Collin Veijer, já perseguido de perto por Adrian Fernandez que com grande espírito lutador ergueu a Honda do solo e prosseguiu em prova. Heróico. O espanhol ia terminar num quinto lugar com sabor a triunfo. No entanto, este pertenceu a Deniz Oncu que bateu já perto da linha de chegada Sasaki, fazendo delirar Aki Ajo na garagem. No final, Oncu, Sasaki e Kelso subiram ao pódio. Veijer, Fernandez e o italiano Ricardo Rossi (SIC Squadra 58) completaram o top 6.
O líder do campeonato mantem-se Jaume Masia, oitavo numa corrida em que terminaram 18 pilotos, registando-se apenas 9 abandonos. Entre os desistentes figuraram David Alonso, David Muñoz, Ivan Ortolá e Diogo Moreira.