Moto3, Aragão, Q2: Izan Guevara prova porque é líder e faz a pole
Quando Izan Guevara colocou a melhor volta em 1m57.868s, garantiu a pole-position para o Grande Prémio de Aragão, deixando para trás o japonês Ayumu Sasaki, a escassos a 0.095 segundos. Dennis Foggia falharia o objetivo de uma volta rápida, largando amanhã da segunda fila da grelha de partida para a corrida de Moto3.
Revitalizada de ano para ano, a classe de Moto3 é uma das mais dinâmicas do mundial de velocidade, o primeiro degrau para os novos talentos do futuro no motociclismo. A temporada de 2022 tem sido pródiga em duelos, sendo liderada após 14 corridas pel espanhol Izan Guevara (GASGAS Aspar Team) que conta com 11 pontos de vantagem sobre o seu compatriota e companheiro de equipa Sergio Garcia. Já com um lugar garantido na Italtrans na Moto2 em 2023, quem não abdica da luta pelo título na presente temporada é o rápido piloto e experiente italiano Dennis Foggia (Leopard Honda) que chega a Aragão animado com o triunfo há duas semanas atrás em Misano, e agora, mesmo fora de casa, chega à qualificação no topo da tabela de tempos.
Terminados os treinos livres no circuito aragonês que está no topo é o jovem turco Deniz Oncu (Red Bull KTM 3), tendo como adversários mais próximos no Motorland Izan Guevara e Dennis Holgado, com Foggia na sexta posição e Garcia a fecharo top-10 dos tempos combinados. No Q1, Carlos Tatay (CF MOTO Pruestel GP), David Munoz, Riccardo Rossi e Taiyo Furusato conseguiram o ambicionado passe para a segunda qualificação.
Cenas surreais no Q2
No início do Q2, cenas surreais foram vistas. Foggia fingiu que a sua moto estava a travar e outros colaram-se à sua roda. Deniz Öncü teve um problema técnico e estava procurando uma maneira de chegar à sua área. O turco havia marcado um tempo discreto e Diogo Moreira caiu na curva 8, sem registrar tempo. Guevara ultrapassou Sasaki nos tempos logo na primeira tentativa, o que colocou Foggia e Sergio Garcia no meio da tabela. Izan recebeu a bandeira de xadrês em primeiro, Moreira e Öncü voltaram à pista após consertar as suas motos mas sem tempos de realce. A pole foi para Guevara, Sergio Garcia que rodou sozinho, classificou-se em 12º.