Moto3, Alemanha, TL2: Tatsuki Suzuki destrona Izan Guevara
Izan Guevara (GASGAS Aspar Team), John McPhee (Sterilgarda Husqvarna Max) e Dennis Foggia (Leoparda Racing), permaneciam como os pilotos mais rápidos no curto circuito de Sachsenring, na entrada para os derradeiros 30 minutos do segundo treino livre de Moto3.
O ainda líder do do campeonato Sergio Garcia (GASGAS Aspar Team) tinha o quinto tempo mais rápido e estava no bom caminho para chegar ao Q2, muito ao contrário de Kaito Toba, num décimo sétimo lugar desesperante.
A 22 minutos do final da sessão, praticamente todos os pilotos dirigiam-se ao pit-lane para a derradeira afinação nas máquina. A melhor volta da manhã de Izan Guevara (1m26,459s) mantinha-se como o registo a bater. A 17 minutos do final, o japonês Toba caia e o mais estranho, é que ainda ninguém ainda conseguido melhorar os tempos da sessão anterior, reservando forças para os últimos cinco minutos do TL2.
Muito perto do final da sessão, Dennis Foggia iria conseguir bater o tempo de Guevara, mas a surpresa viria de Tatsuki Suzuki (Leopard Racing) que com uma volta de 1m26,363s conseguiu o melhor tempo das duas primeiras sessões, deixando o #7 da Leopard Racing a 162 milésimos e Guevara a 228 milésimos.
Mais rápido 0.096 segundos que Izan Guevara, o japonês da Leopard tinha a passagem garantida para o Q2, o brasileiro Diogo Moreira terminava em 11º e Sergio Garcia via comprometida a passagem à última qualificação, apenas com o 15º melhor registo na tabela de tempos combinada.