Moto3, 2021, Le Mans: Garcia vence em corrida de estreias
Uma pista a secar produziu quedas de alguns candidatos fortes logo de início e deixou Garcia à vontade para vencer sobre Salac e Rossi, estreantes no pódio
Com a pista a ameaçar secar no início das 22 voltas de moto3, Migno saiu da pole mas imediatamente alargou demais deixando Jaume Masia na liderança e Antonelli a ultrapassar segundos depois para liderar.
O erro custou sete lugares a Migno que tinhas à sua frente Salac, Masía, Riccardo Rossi, Sérgio Garcia e Rodrigo.
Antonelli caiu e com o andamento reduzido no molhado, as trocas de posição eram constantes com Salac agora na liderança e Suzuki a cair também, seguido de Alcoba e Masia, mas mais dramaticamente, logo a seguir, o líder do mundial Pedro Acosta a cair também na famigerada curva 3.
Logo a seguir, seria Rodrigo a cair da frente também, e era Sérgio Garcia a liderar sobre Salac e Ricardo Rossi.
Acosta tinha regressado na 21ª posição e restava ver agora até onde chegaria na corrida.
O estreante Matsuyma vinha dar a sua terceira queda do fim-de-semana com Salac a fazer a volta mais rápida e Acosta já a recuperar para 17º.
Com Garcia ainda à frente, um pouco atrás Binder e McPhee andavam em formação em quinto e sexto e Toba viria cair ainda à oitava volta, quando Pedro Costa já estava na cauda dos pontos.
Darryn Binder vinha juntar-se à crescente lista de caídos mas regressaria à pista.
A manter-se este resultado teríamos dois estreantes absolutos no pódio com Filip Salac a ter o seu melhor resultado de sempre ao manter um intervalo de 7 segundos para o terceiro Rossi, este com um pódio com que até hoje ninguém sonhara.
A meio da corrida a pista secava rapidamente e isso iria trazer problemas de ordem diversa aos sobreviventes, a começar por Garcia a alargar demais e perder a liderança para Salac com Pedro Acosta já a chegar a oitavo.
A 7 voltas do final, Garcia liderava de novo e a perseguição de Salac tinha aberto um intervalo de 7 segundos para o terceiro classificado no segundo grupo com Rossi, Sasaki e McPhee em 5º.
McPhee era 4º e pressionava Rossi para atingir o pódio mas não iria a tempo, e Acosta, em 8º mas com os principais rivais eliminados, ainda estendeu a sua liderança no campeonato!