Moto3, 2021: Garcia confirmou o terceiro lugar no campeonato em Valência
O seu segundo lugar em Valência permitiu a Sergio Garcia ficar em terceiro no campeonato do mundo de Moto3, somando 3 vitórias e dois pódios ao longo da temporada. O seu companheiro de equipa na GasGas do Team Aspar Izan Guevara, teve problemas com o pneu traseiro na última corrida de Moto3.
Apenas 0,043 segundos separaram Sergio Garcia do vencedor de Valência Xavier Artigas e de uma possível quarta vitória em 2021. O seu segundo lugar também foi suficiente para o piloto de 18 anos garantir o terceiro lugar no Mundial contra Jaume Masia, companheiro de Acosta na Red Bull KTM Ajo.
“Estou muito feliz com este resultado porque as sensações com a moto não foram as melhores neste fim de semana”, começou por referir Garcia. “A corrida foi muito difícil, houve muitas mudanças de líder, e também estava a lutar pelo terceiro lugar no campeonato. E como o Masia também estava no grupo da frente, não pude relaxar porque não queria cair e perder o terceiro lugar depois de lutar por isso o ano todo. Estou feliz com o pódio e o terceiro lugar no campeonato do mundo”.
Durante muitas ocasiões em 2021, o piloto do GasGas foi o adversário mais duro do campeão mundial Pedro Acosta, mas uma queda no Texas e o hematoma resultante praticamente arredou Garcia da luta pelo título máximo. “Estamos a melhorar época após época. Agora é uma questão de descansar e depois pensar na próxima temporada.”
O seu companheiro de equipa e vencedor da prova em Austin, Izan Guevara, terminou a temporada em 7º lugar: “Senti-me bem nas primeiras voltas aqui em Valência, mas depois de algum tempo o pneu traseiro começou a se desgastar. Acho que houve um problema. Foi difícil manter o ritmo e acompanhar os pilotos da frente. Fiz o que pude, mas no geral não foi um Grande Prémio mau para mim. É uma pena ter terminado o campeonato em oitavo lugar, mas o final da temporada foi muito competitivo.”
A equipa GasGas Team Aspar vai manter a dupla Garcia/Guevara na luta pelo título de Moto3 em 2022. Isto mesmo foi confirmado no fim de semana, à margem do GP de Valência na apresentação oficial da equipa na box da Aspar.