Moto3, Japão: Salac esmaga recorde do circuito
Na segunda sessão de treino da classe Moto2 (TL1) no Twin Ring Motegi as coisas não mudaram muito. Filip Salac permaneceu no topo mas com um novo recorde do circuito, seguido por Aron Canet e Marcos Ramirez, com Ai Ogura no 4º lugar.
A segunda sessão de treino (TL2) de Moto2 trata dos cobiçados lugares no Q2 no sábado: os primeiros 14 participantes da lista combinada das sessões de qualificação 1 e 2 são qualificados diretamente. Os demais pilotos têm uma chance adicional na tarde de sábado no Q1, de onde os 4 primeiros ainda seguem para o Q2.
A sessão da tarde de sexta-feira com duração de 40 minutos começou com temperatura do ar de 26 graus e tempo seco. Como a pista só estava molhada em alguns pontos, todos os pilotos de Moto2 começaram a sessão com slicks. Após cinco minutos, Darryn Binder (Kalex) caiu na curva 3. Neste ponto, Zonta van den Goorbergh liderava a tabela de tempos com 1:50.500 min à frente de Filip Salac (1:50.509) e Tony Arbolino (1:50.517).
Um minuto depois começou a chover levemente e muitos pilotos foram para as boxes. Alguns não deixaram a chuva detê-los e continuaram a fazer as voltas diligentemente – incluindo os pilotos da KTM Ajo Celestino Vietti e Deniz Öncü e Joe Roberts.
A chuva durou apenas cinco minutos e a 27 minutos do final da sessão, a pista do Twin Ring Motegi estava praticamente seca. Vietti assumiu a liderança com o tempo de 1:50,458 minutos, seguido uma volta depois com o tempo de 1:50,246 minutos. Em segundo lugar ficou Joe Roberts com 1:50.460 minutos.
A meio da sessão Ai Ogura estava apenas em 14º lugar e o vencedor da Indonésia, Aron Canet, foi o nono nesse momento. Na ordem dos três primeiros Celestino Vietti estava à frente de Alonso Lopez e Joe Roberts. A 18 minutos do final, Deniz Öncü ficou em segundo lugar, atrás do seu companheiro de equipa Vietti.
A seis minutos do final, Filip Salac estabeleceu um novo recorde do circuito com 1:49,716, ficando abaixo do recorde de Somkiat Chantra (1:49,898) de 2023, uma volta antes. Zonta van den Goorbergh caiu na curva 10. Sasaki caiu na curva 1. A três minutos do final, o líder do campeonato Ogura, estabeleceu o terceiro tempo mais rápido (1:50.015). Aron Canet ficou em quarto lugar com o tempo de 1m50s019. A um minuto do final, o espanhol avançou e estabeleceu o segundo melhor tempo com 1:49.762 minutos.
O mais rápido foi Filip Salac seguido por Aron Canet e Marcos Ramirez. Ai Ogura e Izan Guevara completaram os cinco primeiros.