O teste final antes do GP do Japão ficou marcado pelo atraso no seu inicio devido a uma demorada limpeza da pista depois de a moto de um piloto de Moto3 ter perdido óleo, o que acabou por atrasar todo o programa da 15ª ronda do Mundial de MotoGP e obrigar a encurtar a Warm-Up em cinco minutos, passando assim dos habituais 20 para os 15 minutos.
O atraso no inicio da programação deste domingo levou também a um novo horário da corrida de Moto2 que desta fora terá o seu inicio as 05h00, hora de Portugal continental e vai contar com apenas 15 das 23 voltas previstas.
No Warm-Up mais curto e com piso molhado devido à chuva que cai em Motegi, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo), que vai sair da segunda fila da grelha de partida para a corrida de mais logo, realizou o terceiro melhor tempo ao rodar em 2m07,129s, a 0,224s do mais rápido.
A melhor marca deste Warm-Up foi alcançada por Hafizh Syahrin (Petronas Raceline Malaysia) que foi o mais rápido da sessão ao rodar em 2m06,905s, relegando para a segunda posição da tabela de tempos Sandro Cortese ( Dynavolt Intact GP) que terminou a 0,137s de Hafizh Syahrin.
Classificação da Warm-Up