Moto2: Gonzalez vence no Japão à frente de Ogura
Uma breve chuva desequilibrou o equilíbrio de forças na corrida de Moto2 em Motegi. Manuel Gonzalez (QJ Motor Gresini) aproveita a oportunidade e triunfa, Ai Ogura amplia a vantagem no Campeonato do Mundo.
Jake Dixon garantiu a pole da Moto2 para a sua equipa Aspar no sábado no Mobility Resort Motegi. O britânico beneficiou do clima misto, mas como oitavo classificado no mundial não é mais um dos candidatos ao título. Atrás de Dixon, Zonta van den Goorbergh, o vencedor do Mandalika, Aron Canet e Joe Roberts. O líder do mundial Ai Ogura, começa a sua corrida caseira na 9ª posição. No início da corrida de Moto2 em Motegi estava nublado e o termómetro marcava 22 graus com 86 por cento de humidade e com o asfalto da pista de 4.801 km a 27 graus.
Filme da corrida
Dixon vence a largada e entra primeiro na curva 1; van den Goorbergh só consegue evitar a queda após contato com Izan Guevara com grande dificuldade; Na curva 2, gotas de chuva aparecem repentinamente na câmera e os pilotos diminuem visivelmente a velocidade. Alonso Lopez assumiu a liderança pouco depois, mas a chuva aumentou repentinamente, então a bandeira vermelha foi agitada na primeira volta e os pilotos voltaram às boxes.
O reinício ocorre poucos minutos depois: faltam apenas doze voltas, as posições de largada correspondem ao resultado da qualificação. Alguns pilotos optaram por pneus de chuva, mas Ogura é um dos mais corajosos com slicks, assim como van den Goorbergh. Após a volta de inspeção, Albert Arenas volta a usar pneus de chuva e larga no pit lane.
Na segunda tentativa, Jake Dixon vence a largada novamente. O britânico de 28 anos volta a liderar com o Kalex, à frente do companheiro de equipa Guevara e Alonso López com a Boscoscuro. Ogura volta da primeira volta em 14º lugar com os slicks – ainda podem ser vistas leves gotas de chuva.
Após duas voltas, Dixon está 0,8 segundos à frente de Lopez. Celestino Vietti, Guevara e Diogo Moreira estão nas posições 3 a 5. Ogura é sétimo, logo atrás de Tony Arbolino. Entretanto a chuva praticamente desaparece e o japonês pode ter trunfos com os pneus lisos. O herói local e piloto de MotoGP do próximo ano assume a liderança na volta 3 e afasta-se dos adversários.
A sete voltas do final, Ogura lidera à frente de Manuel Gonzalez (+2,3 segundos) e Jeremy Alcoba, que também usam slicks. Filip Salac na 4ª posição e van den Goorbergh também usam pneus de seco para terminar entre os 5 primeiros. Joe Roberts vai para os boxes na volta 7. Enquanto Ogura lidera a corrida a cinco voltas do fim, Gonzalez diminui a diferença para o japonês. O espanhol está logo atrás do japonês e tem chances de vitória. Mais de nove segundos atrás, Salac, Alcoba e van den Goorbergh lutam pelo terceiro lugar.
Na volta 9 dá-se o ataque do piloto espanhol da Kalex sobre Ogura e Gonzalez assume a liderança. Com uma vantagem de 2,535 segundos sobre o líder do campeonato, o espanhol de 22 anos cruza a meta após doze voltas e assim venceu a sua primeira corrida de GP. Ogura amplia a liderança do campeonato para 60 pontos com o segundo lugar. Na disputa do terceiro lugar, Salac vence Alcoba e van den Goorbergh.