Itália volta a sonhar alto. Vencedor do Grande Prémio de França, beneficiando do abandono de Pedro Acosta, Tony Arbolino tem agora 25 pontos de vantagem sobre o espanhol… e já correm rumores no paddock de uma possível subida do italiano ao MotoGP em 2024.
FOTOS: MPS AGENCY
Numa temporada em que as cores italianas lutam na Moto3, sem nenhum piloto italiano nos dez primeiros da classificação geral, os sorrisos mais luminosos estão a ser dados na Moto2, graças sobretudo a um Tony Arbolino super inspirado para chegar ao título mundial.
“Entre as duas largadas, toda a equipa trabalhou arduamente para consertar a moto do Lowes (ndr: que caiu antes da bandeira vermelha), tanto que a certa altura pensei que teria que tirar os pneus da minha moto para lhe dar ”... (risos). Com os aquecedores de pneus retirados e indo para a pista, Arbolino demonstrou a maturidade necessária para zerar os erros, algo que o seu rival Pedro Acosta não conseguiu. A outra imagem impactante do GP é de fato a do espanhol, grande favorito ao título, que acabou por cair na tentativa de perseguir Tony Arbolino.
Dos 3 primeiros pilotos da classificação geral, o italiano é o único que sempre somou pontos até ao momento, ficando fora do pódio apenas uma vez. “Sinto-me fisicamente e mentalmente forte -e como resultado, sei que sempre posso me sair bem. Também estou numa excelente equipa, com a qual posso pensar alto”.
Agora a missão é obviamente manter este ritmo, talvez tendo presente a “lição” involuntariamente transmitida por Celestino Vietti na temporada passada.Afinal, há 12 meses era o atual piloto da Fantic o italiano capaz de começar a temporada de forma fabulosa – 2 vitórias e 2 segundos lugares em 5 corridas – para depois se perder e cair para a 7ª posição final . Um pequeno aviso, portanto, para Tony Arbolino, que sonha alto e começa a posicionar-se como um candidato ao MotoGP.
De facto, do paddock já transpiram rumores de que o milanês é uma alternativa tanto para a Aprilia como para as equipas satélite da Ducati, num mercado de pilotos que ainda não acendeu as suas luzes.
“Ainda bem que falam de mim para o MotoGP, mas não sei de nada. Se aparecer a oportunidade eu vou aproveitar, mas no momento estou focado no presente”. Esclareceu Arbolino.