Moto2, Tailândia, Q2: Pole-position ‘caseira’ de Somkiat Chantra
O herói local Somkiat Chantra (Honda Team Asia) conquistou a pole-position na classe de Moto2 em Buriram este sábado. O tailandês ficou na frente de Tony Arbolino (ELF Marc VDS) e do companheiro de equipa Ai Ogura.
No início da segunda qualificação, a pista tinha uma temperatura de 44 graus. Com algumas nuvens no céu, a pole-position estava em jogo para os 18 primeiros da classe de Moto2, permanecendo o recorde de volta mais rápida a Buriram (1’35.297 minutos) a Alex Márquez, em 2019.
Aron Canet começou a qualificação com uma queda na curva 5. O espanhol já havia escorregado duas vezes na sexta-feira. Após cinco minutos, Somkiat Chantra, que até tem a sua própria bancada no Circuito Internacional de Chang, assumiu a liderança, liderando na frente de Tony Arbolino e Celestino Vietti.
Após sete minutos, um grave acidente aconteceu entre Albert Arenas e Joe Roberts na curva 5. O espanhol caiu enquanto Roberts estava a diminuir a velocidade. A Kalex de Arenas atingiu o americano em cheio, mas felizmente ambos os pilotos conseguiram sair do local do acidente incólumes. A cinco minutos do final da sessão, Tony Arbolino viu deslizar a roda dianteira na curva 1 mas o italiano escapou ileso. O top-5 nessa altura era constituído por Chantra, Arbolino, Ogura, Vietti e Alonso Lopes.
Pedro Acosta melhorou para o quarto lugar na fase final. O espanhol ficou a três décimos de Chantra, garantindo o piloto tailandês o primeiro lugar da grelha de partida. O líder do mundial Augusto Fernández, terminou apenas em oitavo.
A corrida da classe intermédia tem início a partir das 7h20 de domingo (hora de Portugal Continental)