Moto2, Qatar, T1: Aldeguer lança primeiro aviso à concorrência
Fermín Aldeguer (GT Trevisan SpeedUp) foi o piloto mais rápido da primeira sessão de treinos do Grande Prémio do Qatar de Moto2. O espanhol fez a sua melhor volta em 2:01.097 minutos, batendo Manuel Gonzalez (Correos Prepago Yamaha VR46) por 343 milésimos, com Jake Dixon (GASGAS Aspar Team) em terceiro, a 671 milésimos.
A primeira sessão de treinos da categoria de Moto2 no Qatar começou com Manuel Gonzalez (Correos Prepago Yamaha VR46) e Fermín Aldeguer (GT Trevisan SpeedUp) no topo dos tempos, separados por 1.4 segundos. Depois de se consagrar campeão do mundo no GP da Malásia, Pedro Acosta (Red Bull KTM Ajo) cedo se colocou em terceiro, à frente do italiano Tony Arbolino (Elf Marc VDS) e do jovem piloto belga Barry Baltus (Fieten Olie Racing GP). A 24 minutos do final da sessão as posições dos dois primeiros invertiam-se, com Aldeguer a tomar de assalto a primeira posição com uma volta de 2:03.311 minutos, deixando Gonzalez a cerca de meio segundo. Acosta após perder temporariamente o terceiro lugar, recuperava essa posição, mas a 1.9 segundos do líder.
A 18 minutos do final da sessão Jeremy Alcoba (QJMOTOR Gresini) subia ao quarto lugar, mas ia perder essa posição para o tailandês Somkiat Chantra (IDEMITSU Honda Team Asia). Jake Dixon, Izan Guevara, Baltus, Sam Lowes e Ai Ogura completavam o top 10 por esta altura. Aldeguer mantinha-se no topo, com Gonzalez e Acosta nas posições imediata a um segundo do líder.
Após uma breve incursão às boxes, quase todos regressavam para os minutos finais, com Fermín Aldeguer a ser um dos primeiros a regressar à pista reasfaltada e com novas pinturas do circuito de Losail – curiosamente com cada um dos sectores coloridos com uma cor específica. Sergio Garcia (Pons Wegow Los40) também regressava, melhorando o seu tempo em algumas décimas para subir a P14, numa temporada que tem sido de aprendizagem do piloto espanhol que está no seu primeiro ano de Moto2 depois de um ano brilhante na classe mais ligeira.
Já muito perto do final, Aldeguer via o seu tempo batido por Gonzalez, mas recuperou o primeiro lugar com nova volta rápida (2:01.286) que seria mantida até final pelo piloto da Boscoscuro. Gonzalez terminava como segundo mais rápido, à frente do britânico Jake Dixon que conseguia tirar a Pedro Acosta o terceiro lugar nos últimos instantes. Alex Escrig (Forward Team) e Aron Canet (Pons Wegow Los40) completava a classificação dos seis primeiros.
O segundo treino livre de Moto2 está agendado para as 16h05