Moto2: Pedro Acosta vence o Triumph Triple Trophy 2023

Por a 1 Dezembro 2023 13:08

O Triumph Triple Trophy 2023 foi conquistado pelo espanhol Pedro Acosta, depois de uma temporada fenomenal que o viu sagrar-se Campeão do Mundo de Moto2, vencer o Triumph Triple Trophy e ganhar um lugar na categoria de MotoGP no próximo ano.

O prémio Triple Trophy, uma deslumbrante e exclusiva Triumph Street Triple RS 765, especificamente construída e personalizada na sede global da Triumph em Hinckley, Reino Unido, foi entregue a Pedro Acosta em Valência na última ronda da temporada de 2023.

Premiado pela Triumph Motorcycles, o fornecedor oficial de motores do Moto2, Acosta torna-se o quarto vencedor do Troféu, que decorre a par do Campeonato do Mundo de Moto2 TM. Esta é, no entanto, a primeira vez que é vencido pelo Campeão do Mundo, demonstrando o domínio de Acosta na temporada deste ano.

O Triumph Triple Trophy reconhece os sucessos e conquistas de um fim de semana de GP para além da vitória na corrida, com a pontuação concebida para refletir a natureza incrivelmente próxima da competição em Moto2:

» 7 pontos – Melhor progressão de corrida do início ao fim: 7 pontos para o piloto ou pilotos que conquistam o maior número de posições desde o início da corrida até à bandeira de xadrez

» 6 pontos – Pole position: 6 pontos para o piloto que se qualificar na pole

» 5 pontos – Volta mais rápida da corrida: 5 pontos para o(s) piloto(s) mais rápido(s)

O ritmo consistente de Acosta nesta temporada fez com que ele marcasse pontos em nove rondas – muito à frente dos seus rivais mais próximos, que pontuaram em apenas quatro provas cada um deles. Marcou pontos por três pole positions em Sachsenring, Silverstone e Red Bull Ring, e estabeleceu a volta mais rápida da corrida umas incríveis oito vezes, tornando-se o mais recente graduado da era Moto2 TM da Triumph a subir para a categoria de MotoGP.

O troféu foi garantido no Grande Prémio da Malásia, em outubro, quando ainda havia três pilotos em disputa: Pedro Acosta da Red Bull KTM Ajo Team, Taiga Hada da Pertamina Mandalika SAG Team e Jake Dixon da GASGAS Aspar Team.

Hada tinha conseguido os melhores pontos para a progressão em corrida quatro vezes e chegou à Malásia em segundo lugar na tabela da classificação. No entanto, foi Alex Escrig quem marcou o maior número de pontos referentes à progressão nessa corrida, os seus primeiros pontos no Triumph Triple Trophy, tornando-o no 26.º piloto a juntar-se à tabela. Com Fermin Aldeguer a somar todos os pontos restantes, para a pole position e volta mais rápida da corrida, isso significava que mais ninguém podia apanhar Acosta, sendo coroado vencedor do Triple Trophy no mesmo dia em que conquistou o campeonato de Moto2TM. A sequência de pontos de Aldeguer fez com que saltasse para o segundo lugar, com apenas nove pontos a separar a segunda da quarta posição.

Pedro Acosta, da Red Bull KTM Ajo Team comentou: “Estou muito feliz por ganhar este prémio, no final do dia é uma moto incrível. Vejo muitas pessoas que gostam de pilotá-la e talvez agora seja a hora de tirar a carta de condução para poder desfrutar dela na estrada. No final, sabemos que é o mesmo motor que usamos no Moto2 TM, e vemos como o Moto2 TM é rápido. Vai ser divertido fazer alguns stoppies e wheelies nesta moto!”

Steve Sargent, Diretor de Produto da Triumph Motorcycles, afirmou: “Parabéns ao Pedro por uma temporada tão impressionante e por ter sido o vencedor do Triumph Triple Trophy 2023. É ótimo ver este talento a aparecer através do nosso motor 765 Triple e com a diferença do Moto2 para o MotoGP a aproximar-se mais do que nunca com as mais recentes atualizações de motores, estamos desejosos de ver como se sairá no MotoGP em 2024. Esperamos que goste do prémio, a novíssima Street Triple RS, com a pintura personalizada Triumph Triple Trophy e estamos ansiosos por ver a sua progressão no próximo ano.”

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x