Moto2, Países Baixos, Q2: Jake Dixon tira a pole a Arenas
O britânico Jake Dixon (GasGas Team Aspar) conquistou a sua segunda pole de Moto2 na frente de Albert Arenas em Assen. Sam Lowes completa a primeira fila da grelha para o Grande Prémio dos Países Baixos.
Apesar das nuvens ameaçadoras sobre o circuito de Assen, a qualificação de Moto2 de sábado à tarde começou em condições secas. O termómetro mostrou uma temperatura externa agradável de 21 graus, aliada a uma temperatura da pista de 28 graus. Enquanto Aron Canet teve que se retirar do TT holandês após sérios problemas com o nariz, o piloto da Boscoscuro, Fermin Aldeguer, teve que fazer o Q1. Jorge Navarro, Alessandro Zaccone, Manuel Gonzalez e Barry Baltus chegaram ao Q2, enquanto Aldeguer lutava com problemas técnicos, largando no domingo do 20º lugar para a corrida de Moto2.
Jorge Navarro aproveitou o balanço do Q1 para o Q2 e após a primeira volta fez o primeiro melhor tempo com 1m36,8s. O herói local Bo Bendsneyder estabeleceu-se em segundo. O líder do Campeonato do Mundo Celestino Vietti estabeleceu um tempo aos seis minutos que lhe deu provisoriamente o sexto lugar, mas logo a seguir o italiano caiu com a sua Kalex na curva 3.
A 15 minutos do final da sessão, Navarro ainda estava na liderança, à frente de Bendsneyder e Ogura, Marcel Schrötter (Liqui Moly Intact GP) era décimo primeiro. A cinco minutos do final, Sam Lowes estabeleceu um novo melhor tempo. Com 1mi36s7s, o inglês estava quase um décimo à frente de Navarro e o norte-americano Joe Roberts – que foi o mais rápido em Assen na sexta-feira – melhorou para o 3º lugar.
Foi então a vez de Albert Arenas atacar o primeiro lugar. Nos instantes finais, na luta pela pole contavam quase todos os centésimos na classe de Moto2 e Jake Dixon colocou a sua Kalex da GasGas Aspar Team na pole position com 1m36.736 min, o que significa que ambos os pilotos da marca do grupo Pierer Mobility garantiam as duas primeiras posições da grelha, com Sam Lowes a completar a primeira fila em 3º lugar.
Da segunda linha vão largar Ai Ogura, Alonso Lopez e Jorge Navarro, enquanto na seguinte estão Roberts, Bendsneyer e Augusto Fernandez, este último muito abaixo do que lhe temos visto fazer nos últimos tempos, tal como o alemão Marcel Schrötter que vai partir da décima posição na grelha de partida.
A corrida de Moto2 tem início às 11h20 da manhã de domingo, logo após a sessão de Warm-up da classe intermédia do campeonato do mundo.