Moto2: Ogura leva os louros de campeão no dia de Canet
Aron Canet cruzou a linha de chegada em primeiro no domingo, mas foi Ogura que roubou as manchetes depois de se tornar no Campeão do Mundo de Moto2 de 2024.
Aron Canet (Fantic Racing) venceu o Grande Prémio da Tailândia de Moto2, depois de uma incrível corrida do #44 em condições difíceis. O espanhol assumiu a liderança nas primeiras voltas, mantendo a vantagem nos últimos momentos, quando a bandeira vermelha foi mostrada devido às condições climatéricas.
Canet venceu por 2,523s sobre Ai Ogura (MT Helmets – MSI), que cruzou a linha em segundo, o que foi suficiente para ser coroado como o Campeão do Mundo de Moto2 de 2024. Foi uma corrida muito disputada para o #79, criando história ao tornar-se o primeiro piloto da Asia Talent Cup a tornar-se Campeão do Mundo. Ogura cruzou a linha de meta em segundo, à frente de Marcos Ramirez (OnlyFans American Racing Team) que foi terceiro.
Ogura garantiu um holeshot de sonho na Curva 1, antes de Canet atacar cedo, abrindo caminho para a liderança na Curva 3. O #79 não demorou muito a responder, com Ogura e Canet a trocarem golpes ao longo da primeira volta. No entanto, tudo se aproximou na última curva, com manobras firmes na última curva – forçando Ogura a passar por cima e cair para a P7.
Foi uma volta de abertura difícil para Fermin Aldeguer (Beta Tools SpeedUp), pondo fim a qualquer esperança de um bom resultado na Tailândia. Tony Arbolino (Elf Marc VDS Racing Team) esteve envolvido no incidente, com a sua corrida a terminar também na Curva 5.
Ogura foi-se afastando, entrando em sexto depois de Alonso Lopez (Beta Tools SpeedUp) ter ficado fora da curva 5, deixando o #21 fora do top 10. O #79 tinha de terminar dentro dos cinco primeiros lugares para terminar o Campeonato na Tailândia, uma vez que Canet continuava a liderar. A jogada chave aconteceu na Volta 7, com a estrela japonesa a encontrar uma forma de passar Darryn Binder, da Liqui Moly Husqvarna Intact GP.
Na frente, Canet aumentou a sua margem para três décimos em relação a Ramirez, que fez uma partida incrível desde o quarto lugar da grelha. Entretanto, a luta pela P3 começou, com Ogura a passar Jake Dixon (CFMOTO Inde Aspar Team) e a começar a pressionar Diogo Moreira (Italtrans Racing Team). Ogura criou uma oportunidade na 10ª volta, abrindo caminho para os lugares do pódio, com o objetivo de vencer o Campeonato do Mundo. Quatro voltas mais tarde, Ogura deu o próximo passo, roubando o segundo lugar a Ramirez e colocando a mira na diferença de um segundo para Canet.
Havia manchas de chuva no ar, aumentando o drama em Buriram, enquanto Canet mantinha a sua vantagem. Mais atrás, o herói da casa, Somkiat Chantra (IDEMITSU Honda Team Asia), começou a fazer movimentos, entrando nos cinco primeiros antes de começar a duelar com Moreira pelo quarto lugar. Tudo mudou quando a bandeira vermelha foi mostrada, pondo um fim antecipado ao processo à medida que a chuva se tornava mais forte, permitindo a Canet garantir a vitória, enquanto Ogura se tornou o primeiro piloto japonês a conquistar o título de Campeão do Mundo desde 2009, e Ramirez celebrou um pódio bem merecido no domingo.
Chantra conseguiu um quarto lugar, encontrando um ritmo incrível nas últimas voltas para o deleite do público da casa. O #35 impressionou, batendo Moreira, que conquistou o último lugar entre os cinco primeiros. Entretanto, Izan Guevara completou um dia forte, conseguindo o sexto lugar para a CFMOTO Inde Aspar Team e batendo o companheiro de equipa Dixon, que levou a bandeira à frente de Albert Arenas num dia histórico no Circuito Internacional de Chang.