Moto2, Malásia, T1: Primeiros créditos para Fermín Aldeguer
Fermín Aldeguer (GT Trevisan SpeedUp) foi o piloto mais rápido da primeira sessão de treinos de Moto2 do Grande Prémio da Malásia.
Com uma volta rápida de 2:06.183 minutos, o piloto espanhol bateu o segundo classificado Jake Dixon (GASGAS Aspar Team) por 60 milésimos de segundo. O líder do mundial Pedro Acosta (Red Bull KTM Ajo) foi terceiro, uma boa posição para o seu segundo fim de semana de match-point.
Nos primeiros minutos da sessão, Manuel Gonzalez (Correos Prepago Yamaha VR46 Team) liderou a tabela de tempos na frente de Fermín Aldeguer (GT Trevisan SpeedUp), de Ai Ogura (Honda Team Asia) e do espanhol Pedro Acosta (Red Bull KTM Ajo) que tem em Sepang o seu segundo match-point para o título na categoria. Vinham depois Jake Dixon, Alonso Lopez, Marcos Ramirez, Joe Roberts, Tony Arbolino e Bo Bendsneyder a completar o lote dos dez primeiros. Recomposto da queda no início da sessão, Aron Canet (Pons Wegow Los40) subia ao oitavo lugar a 13 minutos do final do primeiro treino livre de Moto2.
Por esta altura não havia grandes alterações na hierarquia da tabela de tempos, com Manuel Gonzalez ainda a liderar com o melhor de tempo de 2:07.238 minutos, 4 milésimos à frente de Fermín Aldeguer. Ogura, Dixon e Acosta fechavam o top 5. Porém, pouco depois Marcos Ramirez (Forward Team) subia a terceiro, relegando Acosta para sétimo, atrás do britânico Sam Lowes.
A 7 minutos do final, o líder do campeonato Pedro Acosta subia a primeiro com uma volta de 2:06.638 minutos, batendo Manuel Gonzalez que pouco depois ia perder o segundo lugar para Ogura. Ramirez, Gonzalez e Aldeguer completavam o top 5. A 2 minutos do final, Acosta continuava na frente, mas com Ai Ogura a apenas 11 milésimos. Já muito perto do final da sessão Jake Dixon e Fermín Aldeguer vinham em voltas muito rápidas, com o britânico a saltar para o topo da tabela, antes de ser batido por Aldeguer que estabelecia a melhor volta em 2:06.183 minutos, batendo Dixon por somente 60 milésimos. Acosta, terceiro a 455 milésimos, Ogura e Dennis Foggia fechavam o top 5.
A primeira sessão de treinos livres de Moto2 decorreu inteiramente sob piso seco, mas não é garantido que o mesmo venha a suceder no T2 da tarde, havendo ameaça de chuva no circuito de Sepang.